Já fez LIKE no TVI Notícias?

Estradas encerradas. Pontes ruíram

Sertã: não se circula em duas vias municipais. Ribeira cheia de madeira

Envie-nos fotos através do email PortugalDiário.

Duas estradas municipais da Sertã, distrito de Castelo Branco, estão encerradas ao trânsito por tempo indeterminado, após duas pontes terem ruído devido ao mau tempo que afectou o concelho na sexta-feira, disse esta segunda-feira fonte dos bombeiros, escreve a Lusa.

PUB

As estradas encerradas fazem a ligação entre as povoações de Várzea dos Cavaleiros e Casal da Serra e entre Pombas e Aldeia da Ribeira.

«Ambas as estradas estão fechadas pela queda de pontes. Numa só ficou um lado da estrutura e o asfalto desapareceu, outra a maioria do piso ruiu» disse à Lusa o comandante dos bombeiros voluntários da Sertã, Luís Simões.

Os bombeiros e elementos da autarquia local passaram os últimos dias a remover da Ribeira da Sertã «muita madeira» proveniente de uma serração situada no limite com o vizinho concelho de Oleiros, que ficou inundada.

«Era uma das nossas preocupações e aconteceu. A madeira veio por aí abaixo e travou as águas em vários pontos» explicou Luís Simões.

Na Sertã, a acumulação de madeira nos arcos da ponte romana levou ao transbordo da ribeira, provocando na vila as maiores cheias dos últimos 80 anos.

«Temos estado a trabalhar com máquinas e uma grua para tirar a madeira. Mas para além do que veio da serração, há pinheiros inteiros arrancados pela água» observou.

PUB

O comandante dos bombeiros disse nunca ter visto uma inundação da dimensão da registada na zona baixa da vila, frisando que o próprio marco que atesta a «cheia real» de meados da década de 20 «foi ultrapassado em mais de 30 metros em extensão».

Para além de outros estragos, a própria corporação de bombeiros da Sertã foi afectada pelo mau tempo, que fez cair a torre de comunicações rádio do quartel.

«O vento partiu os cabos, a torre caiu e abriu um buraco no telhado. Estamos a trabalhar com comunicações parciais», disse Luís Simões.

Para além das duas estradas encerradas na Sertã, uma outra via municipal, entre Pomar e Lisga, no concelho de Castelo Branco, está fechada à circulação devido às consequências do mau tempo.

Saiba tudo sobre o tempo

PUB

Últimas