Já fez LIKE no TVI Notícias?

TGV: PSD quer debate e consenso

Relacionados

Custo do projecto implica um «consenso a nível nacional»

O PSD defendeu hoje a realização de um debate sobre o TGV, considerando tratar-se de um projecto muito caro que obriga a um «consenso», noticia a Lusa.

Em conferência de imprensa, Jorge Costa, porta-voz do PSD para a área das Obras Públicas, afirmou que o TGV representa um investimento muito grande que só deve avançar depois de «um amplo debate» e um «consenso a nível nacional».

PUB

O PSD afirmou que, para reduzir custos, «a ligação Lisboa/Porto deve ser construída numa solução mista (linha nova/linha do Norte)», o que permite aproveitar «75 quilómetros da linha existente».

Segundo Jorge Costa, é possível reduzir de 4,7 mil milhões de euros para 2,5 mil milhões de euros o custo da ligação Lisboa/Porto se for alcançada uma velocidade comercial de 200 quilómetros/hora.

«Passar das actuais 2:35 de viagem para 1:15 na ligação Lisboa/porto representa um custo de 60 milhões de euros por cada minuto ganho e é muito dinheiro para ser gasto sem um amplo debate e consenso a nível nacional», sustentou o social-democrata.

O PSD criticou o facto de o «Governo não ter feito estas contas», afirmando ainda que o investimento a realizar no TGV «será cinco vezes mais do que o custo do novo aeroporto de Lisboa se a opção for Alcochete».

Relativamente à ligação Lisboa/Madrid, Jorge Costa afirmou que o traçado deve ser «reequacionado», tendo em conta a localização do novo aeroporto de Lisboa. O PSD pediu «bom senso» relativamente a esta matéria, lembrando ainda que a factura do TGV poderá transformar-se para os contribuintes numa «monumental SCUT».

PUB

Relacionados

Últimas