Já fez LIKE no TVI Notícias?

Morreu empresário da indústria cervejeira João Talone

Foi um dos mais conhecidos gestores da indústria cervejeira com um papel importante na expansão deste negócio em Portugal

O quinto visconde de Ribamar, João Augusto Sanguinetti da Costa Carvalho Talone morreu hoje em Cascais, aos 93 anos, disse à Lusa fonte próxima da família.

O funeral realiza-se na segunda-feira, pelas 13:00, no Cemitério dos Prazeres, sendo seguido de missa de corpo presente às 11:00, na Basílica da Estrela, em Lisboa.

PUB

Formado em Engenharia pelo Instituto Superior Técnico, tendo concluído o mestrado em indústria cervejeira na Universidade de Lovaina, na Bélgica, a sua atividade como empresário está intimamente ligada à história do setor cervejeiro em Portugal através da CUFP - Companhia União Fabril Portuense, hoje UNICER, onde exerceu funções de diretor técnico, administrador delegado e presidente do conselho de administração.

Entre 1947 e 1972 esteve ligado à expansão da Indústria Cervejeira, colaborando com empresas como a CUPF, a sociedade central de cervejas e a CUCA – líder cervejeiro nas então colónias portuguesas.

Exerceu também funções de administrador executivo do Banco Português do Atlântico (BPA) entre 1972 e a nacionalização do mesmo, tendo a seu cargo a gestão das participadas industriais do banco.

Em 1976, e na sequência da nacionalização do sector cervejeiro, João Talone participou na Comissão de Reestruturação do Setor Cervejeiro, desligando-se da atividade cervejeira em Portugal, e passou a integrar a direção da empresa Belga, Stella Artois, até 1979, onde foi o responsável pelo seu desenvolvimento internacional.

PUB

Foi administrador da SPI desde 1981, tendo transitado para o BPI, onde permaneceu até 2004.

Regressou mais tarde, como conselheiro e a convite dos atuais acionistas, à CUFP/UNICER, onde foi presidente honorário.

Em janeiro de 2006 foi agraciado pelo Presidente da República, Jorge Sampaio, com a Grande Cruz da Ordem de Mérito Industrial.

Por lapso, foi colocada uma fotografia no artigo que não correspondia ao empresário João Talone. Facto, pelo qual, pedimos desde já desculpa. A imagem foi entretanto retirada.

PUB

Últimas