Já fez LIKE no TVI Notícias?

Moita: sem água para os animais

Relacionados

Associação dos Amigos dos Animais Abandonados está a viver um drama

A Associação dos Amigos dos Animais Abandonados da Moita está a viver o drama de não ter água para lavar ou dar de beber aos cerca de 300 animais que tem a seu cargo, devido a avaria do gerador que puxava água do poço, escreve a Lusa.

«Estivemos cinco dias com garrafões para tentar minimizar o problema, mas foi muito complicado. Conseguimos agora que nos emprestassem um gerador até Janeiro, mas precisamos de ajuda para comprar um novo», disse à Lusa Sílvia Almeida, voluntária na associação.

PUB

A Associação dos Amigos dos Animais Abandonados da Moita existe há 15 anos, mas nos últimos tempos a situação tem ficado bastante difícil de gerir.

«Estamos com saldo negativo há muitos meses, todo o dinheiro que angariamos é para ração porque os donativos são insuficientes para alimentar tantos animais. Já recebemos cerca de 150 euros para o gerador que custa perto de 550 euros e mostramos a factura a quem quiser», referiu.

Sílvia Almeida confessa que muitos animais têm sido salvos do canil municipal e lembra que existe dificuldade em arranjar pessoas que recebam os animais que já são adultos.

«As pessoas têm a ideia errada que uma animal se habitua melhor quando é novo e por isso procuram os cachorros. 60 por cento dos nossos animais têm de sete anos para cima, o que se torna complicado e causa muita despesa», explicou.

A associação está também a lidar com um processo judicial para abandonar o terreno onde estão os animais, mas já conseguiu um novo terreno que alugou por 300 euros mensais.

PUB

«Os herdeiros do terreno onde temos os animais exigem a nossa saída e o caso está no tribunal, apesar de ainda não termos recebido o ultimado devido aos recursos que apresentámos. Agora temos um terreno pelo qual pagamos 300 euros mensais, mas podia ter sido cedido pela Câmara pois até ajudamos quando trazemos animais do canil», afirmou, apesar de reconhecer a ajuda da autarquia.

Os trabalhos decorrem neste momento no novo espaço, que fica perto do actual, com um empresário local a oferecer cinco trabalhadores para fazer as obras no terreno.

Mega prenda

«Foi como uma mega prenda de Natal e esperamos em Abril ter o novo espaço, mas é preciso mais ajudas, pois só em ração cerca de 3 toneladas por mês», disse.

Sílvia Almeida confessou que a associação ainda tem mais 50 animais que estão em casa de voluntários da associação pois devido ao processo judicial o número de animais no actual espaço não pode aumentar.

«Só podemos passar recibos a empresas, a particulares ainda não podemos, mas gostaria de deixar um apelo para que nos ajudem na compra do gerador e na alimentação destes animais, pois somos uma instituição de caridade sem fins lucrativos», referiu.

O número de conta para receber os donativos é: CGD N. 0579 6999 24300 e o NIB: CGD 0035 0579 00699924300 45.

PUB

Relacionados

Últimas