Já fez LIKE no TVI Notícias?

Educação: Portugal é capaz de cumprir as metas europeias, diz ministra

Relacionados

Isabel Alçada garante que o país está em condições de reduzir o abandono escolar

Portugal está em condições de cumprir as metas de redução de abandono escolar e de aumento de alunos em formação superior que os ministros da Educação europeus estão esta quarta-feira a definir como elementos centrais da política educativa europeia. É a garantia dada por Isabel Alçada.

«Temos vindo a trabalhar desde a anterior legislatura para lançar medidas que permitam que em 2020 encaremos muito positivamente a possibilidade de cumprir estas metas», disse em entrevista à Lusa a ministra da Educação.

PUB

Entre as medidas aplicadas em Portugal e que contribuirão para este objectivo, Isabel Alçada destaca a diversificação de vias no secundário, a formação de adultos e o envolvimento das famílias na educação e formação.

A ministra refere ainda o investimento no pré-escolar, a redução de alunos por turma em algumas zonas onde o apoio aos estudantes é mais necessário e o investimento no plano tecnológico, como aspectos fulcrais para a educação.

«O facto de haver mais resultados desde o pré-escolar e primeiro ciclo, ao longo de todo o sistema escolar, permite reduzir o abandono e levar aos jovens e as famílias a investir e a acreditar que vale a pena continuar no sistema educativo», disse a governante no último dia da reunião informal dos ministros da educação europeus.

Os ministros estão a debater medidas de forma a reduzir o abandono escolar dos actuais 18 para 10 por cento, em 10 anos, bem como questões relacionadas com o reforço do programa «Erasmus», de mobilidade educativa e o papel da educação na saída da crise.

A União Europeia pretende ainda que o número de alunos com formação superior chegue aos 40 por cento dos jovens com idades entre os 18 e os 24, um índice que está actualmente nos 30 por cento.

PUB

Relacionados

Últimas