Já fez LIKE no TVI Notícias?

PSP faz queixa contra blog

Relacionados

A Direcção Nacional da PSP participou criminalmente contra os autores do blog ACAB que divulga imagens e moradas dos agentes policiais que fazem patrulha às claques. PSP adianta que já segue «há algum tempo esta situação» e já desencadeou diligências. Esta quinta-feira, o blog voltou a divulgar fotografias. Claques ameaçam polícias na net

Os posts intitulados Algumas faces da repressão publicados no blog ACAB levaram a PSP a efectuar uma queixa-crime contra os autores das ameaças a agentes que patrulham claques futebolísticas. Esta quinta-feira, o mesmo espaço na Internet publicou mais fotos de agentes em funções.

Conforme o PortugalDiário noticiou ontem o blog ACAB, que se define como sendo contra a violência policial, publicou uma foto com imagens dos agentes da PSP denominados spotters com indicações de morada de um dos oficiais e com ameaças de agressões, algumas assinadas por cibernautas que se identificam como membros de claques.

PUB

O Sindicato dos Profissionais de Polícia (SPP) foi o primeiro a reagir e afirmou que as imagens divulgadas são de «extrema gravidade e demonstram que alguns elementos das claques futebolísticas não olham a meios para atingir os fins», lê-se em comunicado enviado às redacções.

A Direcção Nacional da PSP (DNPSP) informou já esta quinta-feira em comunicado que tendo em conta «a gravidade dos conteúdos», a DNPSP «informa que tem seguido desde há algum tempo e acompanhado esta situação tendo desencadeado as diligências consideradas adequadas. Em concreto, foi determinada a participação criminal contra os responsáveis pelos factos e conteúdos criminais constantes do blog sem prejuízo de outros procedimentos considerados necessários». O PortugalDiário solicitou esclarecimentos à PSP, nomeadamente a quem foi distribuído o inquérito, mas até ao momento não foi possível obter a informação.

Também durante o dia de hoje, o referido blog publicou novas imagens, enviadas por cibernautas, a polícias em funções dentro do estádio de Alvalade. As imagens são acompanhadas por mensagens como: «Pois é meus caros ACAB vocês tiram-nos fotos e sabem tanto sobre nós, aqui começa a retribuição!!», escreve o blog.

PUB

A página da Internet é assumidamente contra polícias e tem como lema All Cops Are Bastards. O SPP considera que «É inadmissível que os agentes da PSP que acompanham as claques futebolísticas estejam a mercê de meia dúzia de fanáticos/provocadores que utilizam as facilidades concedidas pela Internet para apelarem, de uma forma descarada, à violência contra polícias e seus familiares».

Em declarações ao PortugalDiário o presidente do sindicato, António Ramos, afirma que acredita que os «ataques» aos polícias surgem na sequência da morte de um adepto italiano no passado Domingo. «Não podemos permitir que sejam divulgadas moradas e imagens de polícias com apelos a agressões. Os agentes fazem o seu trabalho. Este grupo promove a violência e devem ser chamados à realidade», esclareceu.

O SPP solicitou ao ministério da Administração Interna e para a Direcção Nacional da PSP a retirada das imagens.

PUB

Relacionados

Últimas