Já fez LIKE no TVI Notícias?

A25: «Prevenção acabou. Agora só há repressão e caça à multa»

Relacionados

Críticas do presidente do Automóvel Clube de Portugal

O presidente do Automóvel Clube de Portugal (ACP) considera que não há prevenção rodoviária em Portugal e aponta a extinção da Brigada de Trânsito (BT) da GNR como uma das razões dessa lacuna.

«É evidente que a destruição da BT da GNR é uma das grandes razões porque não há prevenção em Portugal, porque é um corpo unido que está completamente desarticulado em 18 destacamentos. A prevenção acabou completamente e hoje em dia só há repressão e caça à multa com as máquinas escondidas atrás das árvores», afirmou Carlos Barbosa em declarações à Lusa.

PUB

Com a entrada em vigor da lei orgânica da GNR, em Janeiro de 2009, a BT foi extinta, passando os cerca de 2500 militares a fazer parte dos 18 destacamentos territoriais, e foi criada a Unidade Nacional de Trânsito (UNT), com cerca de 160 elementos.

O presidente do ACP falava a propósito dos dois acidentes ocorridos na segunda-feira na A25 junto ao nó de Talhadas, em Sever do Vouga, um em cada sentido, e que causaram seis mortos e 72 feridos, dos quais 48 em estado grave.

«Eu penso que aquela estrada é extremamente perigosa. É um antigo IP transformado em auto-estrada e que tem uma série de curvas cegas. O próprio desenho da estrada facilita que haja bastantes acidentes ali», afirmou, acrescentando que «se há um acidente que não é visto por condutores que venham atrás, mesmo que respeitem o limite de velocidade não têm hipótese de travar e, em bom português, enfaixam-se todos uns nos outros».

Carlos Barbosa referiu ainda que «a chuva miudinha, que não limpa as estradas, é mais uma razão para as estradas estarem escorregadias» e que «muitas vezes as pessoas também não respeitam a distância dos carros da frente para, em casos deste tipo, poderem travar e poderem evitar a colisão».

«Essas terão sido as causas principais do acidente. Independentemente de continuar a dizer que em Portugal se guia muito mal», defendeu.

PUB

Relacionados

Últimas