Já fez LIKE no TVI Notícias?

Chaves: código de posturas já multa

Relacionados

Dois homens apanhados a urinar na via pública. Tiveram de pagar 40 euros

No primeiro ano de actividade do novo Código de Posturas Municipais de Chaves apenas foram aplicadas duas coimas, de 40 euros, a dois homens por terem sido apanhados a urinar na via pública, escreve a Lusa.

O novo código, que entrou em vigor a 1 de Março de 2007, foi aprovado na Assembleia Municipal de Chaves,23 anos depois do primeiro regulamento do género criado no concelho.

PUB

O presidente da autarquia, o social-democrata João Baptista, revelou esta quarta-feira que apenas foram passadas duas multas a dois indivíduos por estarem a urinar na via pública.

Italianos proibidos de se coçarem em público

Chefe proíbe cuecas sujas no trabalho

O autarca referiu que foi aplicada aos infractores a coima «mínima», no valor de 40 euros, podendo o valor máximo das multas ir até aos quatro mil euros.

João Baptista salientou, no entanto, que a grande aposta tem sido a sensibilização e a pedagogia das populações e não a aplicação de coimas.

«Primeiro as autoridades competentes tentam sensibilizar as pessoas, alertá-las para o incumprimento do código e, só depois, é que se avança para a aplicação das coimas», frisou João Baptista.

O autarca disse ainda que as autoridades têm sido obrigadas a fazer «algumas chamadas de atenção» e revelou que as denúncias que chegam aos serviços estão, maioritariamente, relacionadas com a danificação dos espaços públicos, nomeadamente de parques infantis e de árvores.

PUB

Também já foram feitas, acrescentou o autarca, denúncias relacionadas com animais, designadamente com o facto de rebanhos circularem em espaços urbanos ou de serem construídos galinheiros junto a habitações.

O novo Código de Posturas Municipais de Chaves penaliza, entre outras transgressões, quem pisar um canteiro público, defecar fora dos locais apropriados, tomar banho em lavadouros públicos, varejar uma árvore ou arrancar-lhe os frutos.

Também é multado, com coimas de cinco euros, quem deixar as galinhas soltas pelas ruas ou, em 10 euros, quem soltar os cães na via pública.

Segundo João Baptista, o regulamento veio preencher o vazio legal deixado por outro tipo de regulamentação.

PUB

Relacionados

Últimas