Já fez LIKE no TVI Notícias?

Inquérito à divulgação de chamada do INEM

Alijó: Inspecção abre processo também ao socorro prestado

A Inspecção-Geral das Actividades da Saúde abriu um inquérito ao socorro do homem que morreu em Alijó e vai averiguar como foi tornada pública uma conversa entre o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e os bombeiros, noticia a Lusa.

Fonte do Ministério da Saúde revelou à agência Lusa que o processo de inquérito que a IGAS instaurou vai avaliar a resposta dada a um pedido de socorro a António Moreira, 44 anos, que faleceu na madrugada de 22 de Janeiro, em Alijó, depois de uma queda. Em análise vão estar as respostas desencadeadas desde que foi feita a chamada para o número europeu de socorro (112) que, segundo um familiar da vítima, foi feita às 03:30.

PUB

Alijó: «Falta de profissionalismo»

Urgência: «O que quer que faça?»

Segundo Manuel Lopes, cunhado da vítima, a Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) de Vila Real apenas chegou à aldeia «duas horas depois». O familiar lamentou a morte do cunhado «por falta de assistência do INEM» e ameaçou avançar com um processo judicial contra aquele instituto de emergência médica

Contactada pela Lusa, fonte do INEM referiu que o pedido de socorro foi feito por volta das «03:40» e que, logo nesse primeiro contacto, a família já avançava que o homem estaria morto.

A IGAS vai igualmente averiguar como é que uma chamada entre a operadora do INEM e os Bombeiros, com vista à activação dos meios de socorro a António Moreira foi parar à comunicação social.

PUB

Últimas