Já fez LIKE no TVI Notícias?

Mais de 90 mil portugueses no «maior concurso de matemática do mundo»

Relacionados

Competição conta com mais de seis milhões de estudantes de 47 países

Mais de 90 mil alunos dos ensinos básico e secundário, de 1.260 escolas portuguesas, participam na quinta-feira no «maior concurso de matemática do mundo», que envolve cerca de seis milhões de estudantes, de 47 países.

A quantidade de participantes portugueses na edição deste ano do «Canguru Matemático sem Fronteiras», que em 2012 contou com 91.734 estudantes, deverá constituir «um novo recorde de alunos e de escolas participantes», disse esta quarta-feira à agência Lusa Júlio Neves, responsável pela organização da prova em Portugal.

PUB

Procurando mostrar que «a matemática não assusta», o teste, para alunos do 2.º ao 12.º anos de escolaridade, terá início em Portugal, às 14:30, nas instalações das escolas inscritas, decorrendo durante uma hora e meia.

Apelando ao «raciocínio lógico», a iniciativa não se destina «apenas aos bons» estudantes na disciplina, adverte Júlio Neves, sublinhando que se trata de «um concurso para todos os alunos ¿ às vezes é surpreendente o modo como os chamados 'maus alunos' reagem» aos problemas colocados nas provas.

As edições anteriores da iniciativa, que se realiza desde 2005, «mostraram, aliás, que os chamados 'maus alunos' a matemática conseguiram resultados positivos nesta prova e, por vezes, com melhores resultados que os bons alunos», salienta Júlio Neves, docente da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC).

«Pretende-se promover a matemática, atraindo o máximo número de estudantes», diz Júlio Neves, acrescentando acreditar que, desta forma, também é possível «motivar as crianças e jovens, especialmente os considerados 'maus alunos' a matemática».

PUB

O objetivo é que os participantes no «Canguru Matemático» se «divirtam» a resolver problemas de matemática, sintetiza o docente da FCTUC.

Organizado pelo Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra, com o apoio da Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM), o concurso consiste numa única prova, por categoria (no total de oito categorias), considerando as idades dos participantes, com três níveis de dificuldade, o primeiro dos quais pretende «aliciar os alunos», através de «questões fáceis».

As listas dos resultados das provas divulgarão os dez melhores alunos de cada escola, em cada categoria, e, pelo menos, os cem melhores estudantes a nível nacional em cada escalão.

PUB

Relacionados

Últimas