Já fez LIKE no TVI Notícias?

Greve geral: mais de 550 voos cancelados

Relacionados

Passageiros devem contactar a sua companhia aérea antes de se deslocarem para os aeroportos

A greve geral de quarta-feira deverá levar ao cancelamento de mais de 550 voos de e para Portugal, caso os controladores aéreos cumpram apenas os serviços mínimos acertados com a NAV, ou seja dois voos para a Madeira e três para os Açores.

Em declarações à Lusa, fonte oficial da ANA - Aeroportos de Portugal adiantou que para a próxima quarta-feira estavam previstos chegar e partir de Portugal continental mais de 550 voos (374 do aeroporto de Lisboa, 141 do Porto e 38 de Faro), sendo esse o número de voos potencialmente afectados pela greve geral. Isto sem contar ainda os voos previstos para os aeroportos da Madeira e dos Açores.

PUB

O acordo entre a NAV - Navegação Aérea de Portugal e o sindicato dos controladores aéreos quanto aos serviços mínimos durante a greve inclui dois voos diários entre Continente e Madeira e três para os Açores, além dos voos de emergência, voos militares e voos de Estado.

Este acordo com os controladores, no entanto, não é garantia de que estes voos se realizarão, porque falta saber se haverá pilotos, tripulantes e pessoal de terra para servir estas ligações.

Por exemplo, os serviços mínimos acordados em sede de arbitragem com a TAP, ANA, Groundforce e Portway são ainda mais curtos: resumem-se a um voo do Continente para a Madeira e outro para os Açores (bem como os voos de volta).

Por isso mesmo, a NAV espera um impacto da greve em 98 por cento dos voos de e para Portugal continental e Madeira (região de voo de Lisboa), caso apenas se cumpram os serviços mínimos. Já no controlo de Santa Maria (Açores), a NAV espera uma redução de 35 por cento face à actividade normal.

PUB

A NAV também acordou com o sindicato incluir nos serviços mínimos a criação de sete «trajectórias de contingência nas Regiões de Informação de Voo de Lisboa e Santa Maria», de modo a garantir os sobrevoos entre «Europa/Caraíbas e América do Sul, Península/Caraíbas e América do Sul, África Ocidental/Canárias e América do Norte, Canárias/Europa e Europa/Canárias».

No entanto, e mais uma vez caso apenas se realizem os serviços mínimos, a NAV considera expectável uma redução de 55 por cento dos sobrevoos face à actividade normal no Continente e na Madeira e de 50 por cento nos sobrevoos controlados em Santa Maria.

A ANA advertiu os passageiros com voos marcados para quarta-feira para que contactem a sua companhia aérea antes de se deslocarem aos aeroportos no sentido de perceber se terão ou não voo.

Já as companhias aéreas estavam ao longo desta segunda-feira a avisar os seus clientes para as dificuldades relacionadas com o dia de protesto de quarta-feira. Só a TAP vai cancelar mais de 250 voos e a Ryanair, por exemplo, emitiu um aviso no seu website, dando conta de 34 voos cancelados de e para o território português e recordando a possibilidade de os clientes remarcarem os voos noutra data.

Também a Lufthansa já cancelou 20 voos de e para Portugal, enquanto a Swiss cancelou outros dois voos.

PUB

Relacionados

Últimas