Já fez LIKE no TVI Notícias?

Papa: escolas de Fátima fecham a 12 e 13 de Maio

Relacionados

Condicionamentos de trânsito tornam praticamente impossível garantir o funcionamento durante a visita de Bento XVI

Os próximos dias 12 e 13 de Maio vão gerar a confusão no trânsito em Fátima e os condicionamentos vão tornar impossível o normal funcionamento de algumas instituições. As escolas não são excepção e, por isso, vão encerrar nos dias em que a cidade recebe Bento XVI, obrigando os pais a encontrar alternativas para deixarem os filhos.

«É muito complicado para os pais, embora haja sempre um avô, uma tia, um amigo» para tomarem conta dos mais pequenos, já que os mais velhos, em muitos casos, vão ajudar a família nas lojas e outros estabelecimentos, disse à Lusa o director do Centro de Estudos de Fátima, Manuel Bento.

PUB

Para os pais das crianças que habitualmente são acompanhadas pela Associação de Pais e Encarregados de Educação dos Alunos dos Jardins e Escolas de Fátima, estes dias serão mais tranquilos. A associação, que garante os almoços e a ocupação das crianças fora do período lectivo em duas creches, seis jardins-de-infância e quatro escolas de primeiro ciclo, vai assegurar o Atelier de Tempos Livres (ATL) para as 20 crianças inscritas.

Ricardo Gonçalves, presidente da associação, disse à Lusa que vão conseguir funcionar porque não estão no centro da cidade, tendo acordado com os pais fazer o transporte dos filhos a partir da Rotunda Sul. Contudo, não têm capacidade para alargar o apoio a crianças que não estejam inscritas.

Isabel Batista, directora do Agrupamento de Escolas de Ourém, disse à Lusa que, dados os condicionamentos de trânsito, é praticamente impossível garantir o funcionamento das escolas da cidade durante a visita do Papa.

Além da tolerância de ponto dada aos funcionários públicos no dia 13, a Câmara Municipal de Ourém deu tolerância aos funcionários no dia 12, o que vai obrigar a «alguma ginástica» para manter as escolas de Ourém a funcionar nesse dia.

PUB

Em Fátima, o agrupamento tem mais de 600 alunos em 12 escolas do Primeiro Ciclo e sete do Pré-Escolar.

Virgílio Mota, director do Colégio São Miguel, disse à Lusa que, além dos constrangimentos nos acessos, sobretudo para os alunos da periferia, a escola foi requisitada pela protecção civil. Dada a proximidade do Santuário, o colégio vai funcionar como centro de apoio às forças de segurança e bombeiros e também como apoio aos peregrinos, afirmou.

No Colégio Coração de Maria, a decisão de encerrar na segunda-feira foi ditada pela confirmação, por parte da GNR, dos condicionamentos nos acessos. Maria Lopes, uma das freiras responsáveis pelo colégio, disse à Lusa que, embora no dia 12 de manhã ainda houvesse condições para os pais colocarem os filhos na escola, os condicionamentos que serão criados na parte da tarde iriam criar dificuldades difíceis de ultrapassar.

Também o director do Centro de Estudos de Fátima disse que o facto de a GNR não conseguir garantir a segurança nos transportes na tarde do dia 12 pesou na decisão de encerrar nesse dia.

Bento XVI visita Portugal de 11 a 14 de Maio e passará por Lisboa, Fátima e Porto.

PUB

Relacionados

Últimas