Já fez LIKE no TVI Notícias?

Operação Fizz: banqueiro Carlos Silva quer depor a partir da PGR de Angola

Presidente do Banco Privado Atlântico é testemunha no processo

O presidente do Banco Privado Atlântico (BPA), Carlos Silva, manifestou, nesta quinta-feira, a intenção de prestar declarações por videoconferência ou skype no julgamento do processo Operação Fizz, a partir das instalações da Procuradoria-geral da República de Angola (PGR).

Carlos José da Silva, que é testemunha neste processo, enviou um ofício ao Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa, onde decorre o julgamento, a informar que já requereu ao procurador-geral da República de Angola, Helder Pitta Grós, essa autorização.

PUB

O tribunal quer ouvir Carlos Silva como testemunha, uma vez que o seu nome está a ser apontado, nomeadamente pelo arguido e ex-procurador do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) Orlando Figueira como responsável pela sua contratação como assessor jurídico do BPA em Angola, contrato que não foi cumprido e cuja revogação, segundo o arguido, foi elaborada pelo advogado Daniel Proença de Carvalho.

No pedido formulado ao PGR angolano, Carlos Silva ressalva que, “na eventualidade de não existirem os meios logísticos e técnicos necessários para o efeito”, as declarações por videoconferência ou skype podem ser feitas a partir da sua residência pessoal.

Carlos Silva acrescenta que neste caso, deverá estar presente um representante da Procuradoria-geral da República de Angola.

O presidente do Banco Privado Atlântico já se tinha declarado, a 7 de fevereiro, disponível para depor como testemunha no processo, via videoconferência, notando, contudo, que ainda não tinha sido notificado para prestar depoimento.

PUB

Em comunicado, Carlos Silva disse estar disponível “para prestar todos e quaisquer esclarecimentos que o tribunal considere relevantes, face às falsidades que têm sido ditas”.

Na altura, Carlos Silva, que também é administrador do Millennium BCP, disse que, como consta do processo, a sua “morada pessoal e profissional localiza-se em Luanda, Angola”.

Numa declaração divulgada no mesmo dia, a advogada do ex-procurador Orlando Figueira considerou "imprescindível" que Carlos Silva fosse inquirido pessoalmente em tribunal para poder ser confrontado “com a documentação, que é imensa neste processo".

O processo Operação Fizz tem por base acusações ao antigo vice-presidente de Angola Manuel Vicente de ter corrompido Orlando Figueira com 760 mil euros para que este arquivasse dois inquéritos, por interferência do advogado e arguido Paulo Blanco e do procurador de Manuel Vicente, Armindo Pires.

O ex-procurador do DCIAP está pronunciado por corrupção passiva, branqueamento de capitais, violação de segredo de justiça e falsificação de documentos, Paulo Blanco por corrupção ativa em coautoria, branqueamento também em coautoria, violação de segredo de justiça e falsificação de documento em coautoria e Armindo Pires, por corrupção ativa, branqueamento e falsificação de documento, também em coautoria.

O processo do ex-vice-presidente angolano foi separado no início deste julgamento em curso.

PUB

Últimas