Já fez LIKE no TVI Notícias?

Calor no Algarve faz subir risco de incêndio para "muito elevado"

Concelho de São Brás de Alportel, no distrito de Faro, está com risco “muito elevado” de incêndio, enquanto Alcoutim, Castro Marim, Tavira e Loulé sob risco “elevado”

O concelho de São Brás de Alportel, no distrito de Faro, está, neste domingo, com risco “muito elevado” de incêndio, segundo informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA colocou ainda, no distrito de Faro, os concelhos de Alcoutim, Castro Marim, Tavira e Loulé sob risco “elevado” de incêndio.

PUB

Vários concelhos do distrito de Faro e alguns concelhos de Beja, Portalegre, Castelo Branco, Santarém e o concelho de Vendas Novas, em Évora, apresentam risco “moderado” de incêndio.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de “reduzido” a “máximo”, sendo o "elevado” o terceiro nível mais grave. Os cálculos para este risco são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje nas regiões Norte e Centro céu com períodos de muita nebulosidade, apresentando-se muito nublado nas regiões a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela até início da tarde, tornando-se gradualmente pouco nublado a partir do final da tarde.

As previsões apontam também para períodos de chuva fraca até meio da tarde, começando no Minho a partir do início da manhã e estendendo-se às restantes regiões, sendo pouco frequente a sul do sistema montanhoso Montejunto-Estrela.

PUB

O vento soprará fraco a moderado do quadrante oeste, soprando forte na serra da Estrela, rodando para o quadrante norte a partir da tarde e tornando-se moderado a forte no litoral oeste e nas terras altas, por vezes com rajadas até 60 quilómetros por hora (km/h).

Para a região Sul, prevê-se céu com períodos de muita nebulosidade, apresentando-se pouco nublado na costa sul do Algarve.

O vento estará fraco a moderado de noroeste, soprando temporariamente de sudoeste durante a tarde na costa sul do Algarve, e moderado a forte no litoral oeste e nas terras altasem especial a partir do meio da tarde, por vezes com rajadas até 50 km/h.

As temperaturas máximas previstas para hoje são de 23 graus celsius em Faro, 19 em Santarém, 18 em Lisboa e Sagres, 16 no Porto, 15 em Viana do Castelo, 14 em Bragança, e 11 na Guarda.

PUB

Últimas