Já fez LIKE no TVI Notícias?

EUA: portugueses angariam 70 mil euros para operação

Relacionados

Menino viajou de Braga à procura da cura para a leucemia num hospital de Long Island

A comunidade portuguesa do estado de Nova Iorque angariou 110 mil dólares (70 mil euros) para Pedro Santos, o menino que viajou de Braga aos Estados Unidos à procura da cura para a leucemia num hospital de Long Island.

Esta quantia vai ajudar a pagar os cerca de 300 mil dólares (cerca de 190 mil euros) que custa o tratamento, que inclui um transplante de medula no hospital Pediátrico Scheneider.

PUB

Segundo Custódio Santos, o pai de Pedro, o tratamento está a «correr bem e lá para Agosto deve ser feito o transplante, pois já foi encontrado um dador compatível».

Pedro Santos, de oito anos, viajou para os Estados Unidos a conselho dos médicos em Portugal porque, segundo o pai, estes lhe disseram haver mais hipótese de cura se o transplante fosse feito neste país.

Através de um familiar que vive nos Estados Unidos, foram contactados vários especialistas de hospitais da área metropolitana de Nova Iorque e um deles, do hospital Pediátrico Scheneider, em New Hyde Park, interessou-se pelo caso depois de ver os exames de Pedro.

«Logo que eles viram os exames disseram aos meus familiares para mandar vir a criança pois havia fortes possibilidade de cura», explicou o pai do menino à Lusa.

«Em Portugal, os médicos do IPO [Instituto Português de Oncologia] disseram-me que, mesmo com um transplante, as possibilidades de cura eram muito remotas em Portugal e aconselharam-me a ir» para os Estados Unidos, adianta Custódio Santos.

PUB

Operação custa 300 mil dólares

Como não tem seguro de saúde neste país, onde a assistência médica é privada, o pai de Pedro vai ter que pagar todo o tratamento e a operação no valor de cerca de 300 mil dólares.

Por isso a família nos Estados Unidos e a comunidade portuguesa lançaram uma campanha de angariação de fundos abrindo uma conta num banco português de Nova Iorque e realizando várias festas.

Até agora foram feitas duas, a última das quais no passado fim-de-semana em Tarrytown, Westchester, Nova Iorque, que rendeu mais de 80 mil dólares (cerca de 50 mil euros), estando a ser preparadas outras festas.

Segundo adiantou, Custódio Santos não procurou ainda qualquer apoio em Portugal, nomeadamente junto da Segurança Social, uma vez que mal lhe disseram que havia uma possibilidade de cura para o seu filho nos Estados Unidos decidiu vir imediatamente.

«Não sei se haverá alguma ajuda de Portugal, mas tenho fé que a comunidade portuguesa desta área, pelo que vi até agora, vai conseguir angariar o montante para pagar a operação», disse.

Custodio Santos, que está desempregado, mostrou-se surpreendido com a solidariedade e sensibilidade demonstrada por esta comunidade e admite que já só pensa no sucesso da operação do seu filho.

PUB

Relacionados

Últimas