Já fez LIKE no TVI Notícias?

Mau tempo não dá tréguas e há avisos para todo o país

Há aviso amarelo devido à previsão de agitação marítima, chuva forte, vento ou queda de neve. Mau tempo que se está a fazer sentir no continente surge na sequência da passagem da depressão “Daniel”

Portugal continental está esta segunda-feira sob aviso amarelo devido à previsão de agitação marítima, chuva forte, vento ou queda de neve, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Os 18 distritos do continente estão sob aviso amarelo (até às 21:00 de hoje) devido à previsão de períodos de chuva por vezes forte e persistente, tendo o IPMA emitido também o mesmo aviso para toda a costa portuguesa, mas por causa da agitação marítima (até às 12:00 de terça-feira).

PUB

O IPMA colocou também em aviso amarelo os distritos de Bragança, Viseu, Guarda, Vila Real, Viana do Castelo, Braga e Castelo Branco devido à previsão de queda de neve acima de 1400/1600 metros, descendo gradualmente a cota para 800/1000 metros, entre as 15:00 de hoje e as 03:00 de terça-feira.

Sob aviso amarelo estão ainda os distritos de Viseu, Évora, Guarda, Faro, Beja, Castelo Branco, Coimbra e Portalegre por causa do vento forte com rajadas até aos 80 quilómetros por hora, entre as 09:00 e as 18:00 de hoje.

O aviso amarelo é o segundo menos grave de uma escala de quatro e é emitido quando as condições meteorológicas representam um “risco para determinadas atividades”.

O mau tempo que se está a fazer sentir em Portugal continente surge na sequência da passagem da depressão “Daniel” que está associada a uma ondulação da superfície frontal fria que atravessa o território do continente.

No domingo, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) alertou para um agravamento do estado do tempo.

PUB

Face ao cenário de precipitação forte e persistente, a Proteção Civil alerta que deve ser "dada uma especial atenção às zonas historicamente identificadas como vulneráveis a inundações e em particular em bacias hidrográficas não regularizadas e de escoamento rápido".

A Proteção Civil chama a atenção para os efeitos desta situação, com piso escorregadio e a eventual formação de lençóis de água e gelo e possibilidade de cheias rápidas em meio urbano.

As autoridades alertam ainda para a possibilidade de queda de ramos ou árvores em virtude de vento mais forte e possíveis acidentes na orla costeira, sendo de evitar o estacionamento de veículos nestas zonas.

Segundo a ANEPC, "o eventual impacto destes efeitos pode ser minimizado, sobretudo através da adoção de comportamentos adequados".

Aos condutores, é recomendada uma condução defensiva, com redução da velocidade e colocação das correntes de neve nas viaturas, sempre que se circular nas áreas atingidas pela queda de neve.

PUB

As autoridades pedem também para não se atravessar zonas inundadas, "de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas".

Deve-se "garantir uma adequada fixação de estruturas soltas, nomeadamente, andaimes, placards e outras estruturas suspensas", diz o comunicado, acrescentando ainda que não devem ser praticadas "atividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos e passeios à beira-mar".

Madeira sob aviso laranja

O arquipélago da Madeira está hoje sob aviso laranja devido à previsão de agitação marítima, com ondas até 12 metros na costa norte, e ventos fortes, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o instituto, o arquipélago da Madeira vai estar sob aviso laranja por causa da agitação marítima até às 09:00 de terça-feira, passando depois a aviso amarelo.

O arquipélago está também com aviso laranja devido à previsão de vento forte de noroeste com rajadas que podem chegar aos 130 quilómetros por hora nas regiões montanhosas (até às 16:00 de hoje), passando depois a aviso amarelo, prevendo-se rajadas até aos 90 quilómetros por hora.

PUB

O aviso laranja, o terceiro numa escala de quatro, aplica-se a situações meteorológicas de risco moderado a elevado, enquanto o aviso amarelo traduz situações de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Por causa das previsões meteorológicas, o Serviço Regional de Proteção Civil (SRPC) da Madeira emitiu no domingo uma série de recomendações à população.

O SRPC da Madeira recomenda uma “condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível formação de lençóis de água”.

Também sugere a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e de outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas”.

As janelas e portas fechadas, a retiradas e objetos soltos nas varandas e peitorais das janelas, evitar viagens em zonas afetadas pela situação meteorológica adversa e a não circulação em zonas de prédios degradados, devido ao risco de derrocadas são outros concelhos da autoridade civil da Madeira.

PUB

O SRPC alertou também para o perigo das estruturas montadas como andaimes, toldos, tendas, telhados, “que poderão ser afetadas por rajadas mais fortes de vento, bem como a uma possível queda de árvores.

Recomenda ainda “especial atenção à circulação ou a obstrução de vias, provocados por desprendimento de objetos provocados por ventos fortes, contínuos ou em rajada, nomeadamente às estruturas alusivas à quadra festiva”.

Também a capitania do Porto do Funchal emitiu aviso de mau tempo nos mares da Madeira até às 16:00 de hoje.

Devido a esta situação na orla marítima, a autoridade marítima regional insiste que “os proprietários ou armadores das embarcações tomem as devidas precauções para que estas permaneçam nos portos de abrigo”.

Por causa do mau tempo, a ligação marítima entre as ilhas da Madeira e de Porto Santo pelo navio Lobo Marinho programada para hoje foi cancelada, anunciou o armador.

A Porto Santo Line (PSL), na sua página da Internet, anunciou no domingo que as viagens de hoje, com partida prevista do Funchal às 08:00 e regresso do Porto Santo às 18:00, foram “canceladas devido às más condições meteorológicas que põem em causa a segurança do navio e dos passageiros”.

A PSL acrescenta que as passagens marcadas para hoje “serão, automaticamente, alteradas para as viagens de terça-feira”.

PUB

Últimas