Já fez LIKE no TVI Notícias?

Mau tempo: «situação crítica» no Douro entre as 19 e as 2 da manhã

Relacionados

Polícia Marítima prevê a possibilidade de cheias nas margens de Porto e Gaia. Povoação de Reguengo do Alviela, Santarém, deve ficar isolada

(ACTUALIZADA ÀS 20:40)

A Polícia Marítima do Douro prevê que a situação mais crítica nas margens do rio, em Porto e Gaia, com possibilidade de cheias, irá ocorrer entre as 19 horas e as duas da manhã, estando neste momento o dispositivo de segurança em situação de alerta, refere a Lusa.

PUB

Envie as suas fotos do temporal para

href=mailto:agenda@tvi24.pt>aqui

De acordo com o agente Sousa Leigo, «está-se a aproveitar a baixa-mar para fazer o maior débito possível das barragens, dentro do plano de segurança e nunca as esvaziando demais para que os níveis fiquem dentro dos caudais e para que, cerca das 02:00, hora da praia-mar, se houver necessidade tenham capacidade de retenção de águas».

«A partir das 19:00 e até às 02:00 da manhã será a altura mais crítica que irá haver nas margens do Douro, no Porto e em Gaia», precisou o agente.

Sousa Leigo afirmou que não se está ainda numa situação de emergência, mas sim de alerta.

«Entre a meia-noite e as 02:00 poderá mudar para pré-emergência», disse.

A Polícia Marítima do Douro tem a seu piquete reforçado com o centro de previsão de cheias e «no caso de acontecer alguma situação anómala activa todo o dispositivo de segurança através do Comando Distrital de Operações de Socorro».

PUB

O rio Douro já subiu cerca de quatro metros em relação ao seu caudal normal, no Peso da Régua, inundando os cais da Junqueira e da Régua.

Santarém: Povoação de Reguengo do Alviela deve ficar isolada

A povoação de Reguengo de Alviela, em Santarém, deverá ficar isolada a partir das 23 horas desta terça-feira devido à subida do caudal do Tejo, uma medida que a Autoridade Nacional de Protecção Civil disse ser provisória, refere a Lusa.

«Foi activado o Plano Especial de Emergência para a bacia do Tejo, devido à subida do caudal em Santarém e há a possibilidade de isolamento em Reguengo de Alviela que poderá ocorrer às 23:00», afirmou hoje o adjunto de operações da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), João Verde.

O alerta amarelo da Protecção Civil, o segundo menos grave de uma escala de quatro, deverá manter-se em todo o país até às 21:00 do dia 02 de Janeiro, embora a situação possa ser reavaliada de acordo com o Instituto de Meteorologia.

«Esperam-se melhores condições do tempo nos próximos dias, pelo menos com valores quantitativos de precipitação menores do que os desta noite», acrescentou João Verde.

O responsável aconselhou ainda a população a ter cuidado com os seus bens e a «não se aventurar» para ver inundações, de carro ou a pé.

PUB

Relacionados

Últimas