Já fez LIKE no TVI Notícias?

Mais de 73 mil assinaram petição contra investigação com embriões

Milhares de portugueses entre os cerca de 1,9 milhões de europeus que assinaram uma petição para que a União Europeia pare de financiar investigações que levem à destruição de embriões humanos

Mais de 73 mil portugueses entre cerca de 1,9 milhões de europeus assinaram uma petição para que a União Europeia pare de financiar atividades médicas e de investigação que pressuponham a destruição de embriões humanos.

A petição One of Us, (Um de Nós), que decorreu até 01 de novembro, reuniu 1.898.852 a nível europeu, 73.661 das quais de cidadãos portugueses, segundo informação disponibilizada online pela Federação Portuguesa Pela Vida, que dinamizou a recolha de assinaturas em Portugal.

PUB

Com o lema «O embrião humano é um de nós», a iniciativa pretende que à União Europeia «estabeleça normas de controlo dos fundos públicos que impeçam experiências médicas com embriões e protejam o embrião nas áreas da saúde pública, da educação, da propriedade intelectual, e do financiamento da investigação e a cooperação para o desenvolvimento», segundo a Federação Portuguesa Pela Vida.

A petição, promovida por um Comité de Cidadãos, será analisada ao abrigo da Iniciativa de Cidadãos, um instrumento legislativo da União Europeia (UE) aprovado no Tratado de Lisboa, e que pretende aproximar os cidadãos das instituições europeias.

A iniciativa ultrapassou o milhão de assinaturas de pelo menos sete países exigidas pela Comissão Europeia para analisar a petição, o que deverá acontecer no prazo de três meses.

Portugal conta-se entre os 20 países em que o número individual de assinaturas exigido (16 mil) foi ultrapassado.

A petição One of Us foi a segunda a alcançar o número de assinaturas necessárias para ser analisada pelas instâncias europeias.

Nos próximos dias 14 a 16 de novembro em Cracóvia, na Polónia, será constituída a Federação Europeia «Um de Nós» que congrega todas as associações e movimentos envolvidos na campanha de recolha de assinaturas, escreve a Lusa.

PUB

Últimas