Já fez LIKE no TVI Notícias?

Cancro: tabaco mata 30 por cento

Relacionados

Diminuir consumo para metade evitaria a morte de 20 a 30 milhões

O tabaco é responsável por 30 por cento das mortes por cancro nos países desenvolvidos e a exposição ao fumo aumenta o risco de cancro de pulmão em 20 por cento, revelou esta segunda-feira a Liga Portuguesa Contra o Cancro, noticia a Lusa.

O plenário da Assembleia da República discute, quarta-feira, a nova Lei do Tabaco, cujas medidas aprovadas terão de ser cumpridas no prazo máximo de um ano.

PUB

«O consumo de tabaco é a causa de cancro mais evitável a nível mundial. Nos países mais desenvolvidos, o consumo de tabaco é responsável por mais de 30 por cento de todas as mortes por cancro. A nível mundial, é responsável por mais de 80 por cento de cancro de pulmão nos homens e de 45 por cento nas mulheres», refere em comunicado a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC).

Segundo a Liga, diminuir para metade o consumo de tabaco evitaria a morte de 20 a 30 milhões de pessoas antes de 2025 e de 170 a 180 milhões antes de 2050 de todas as doenças relacionadas com tabaco incluindo o cancro.

O tabaco também causa cancro em muitos outros órgãos, incluindo a garganta, boca, pâncreas, bexiga, estômago, fígado e rins.

Na opinião dos especialistas da LPCC, «deixar de fumar, ou evitar começar a fumar, é a melhor coisa que uma pessoa pode fazer pela sua saúde».

«O consumo tabágico é uma ameaça à saúde pública e justifica o envolvimento da sociedade como um todo no combate a este hábito», defende o organismo.

Em 2003, o cancro do pulmão foi a segunda causa de morte por cancro em Portugal, com 3161 óbitos, dos quais 2583 de homens, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística.

A nova proposta de Lei do Tabaco prevê a proibição do fumo nos restaurantes, discotecas e bares com menos de 100 metros quadrados, podendo os recintos maiores ter áreas de fumadores, mas nunca superiores a 30 por cento do seu espaço total.

PUB

Relacionados

Últimas