Já fez LIKE no TVI Notícias?

Incêndios: «Número inédito de meios»

Relacionados

José Medeiros reconhece que se têm registado muitos fogos

O secretário de Estado da Protecção Civil, José Medeiros, sublinhou, esta segunda-feira, que o combate aos incêndios antes do Verão nunca contou com tantos meios como este ano, lembrando que estão disponíveis, de momento, oito meios aéreos, informou a Agência Lusa.

O responsável falava aos jornalistas junto ao incêndio da Portela do Homem, concelho de Terras de Bouro, que já queimou cerca de 400 hectares no Parque Nacional da Peneda-Gerês, em zona sobranceira ao núcleo central da Mata da Albergaria.

PUB

José Medeiros reconheceu, no entanto, que se têm registado muitos fogos, uma situação que atribuiu à conjugação de temperaturas elevadas e de ventos fortes.

Sobre o incêndio que deflagrou domingo na Portela do Homem, o secretário de Estado admitiu haver suspeitas de fogo posto, mas não excluiu a hipótese de as chamas terem resultado de uma queimada, uma vez que se trata de uma área de prados, conhecida por Prados Caveiros, na zona dos carris da antiga mina de volfrâmio.

«O fogo terá ocorrido devido à acção humana ou pela forma negligente, através de queimadas, ligadas a trabalhos agrícolas», disse, acrescentando que a Polícia Judiciária vai investigar a ocorrência.

O incêndio está a mobilizar 68 bombeiros, entre os quais 32 elementos de oito equipas especializadas da GNR, que chegaram de todo o país.

Cerca das 14:30, a zona sobranceira à Mata de Albergaria, no topo da serra, continuava a exigir maiores cuidados dos bombeiros, que estavam já a dispersar em locais de altitude inferior.

PUB

Relacionados

Últimas