Já fez LIKE no TVI Notícias?

Camionistas protestam com buzinão

Relacionados

O aumento do preço dos combustíveis e o custo das portagens são os principais motivos

O aumento do preço dos combustíveis é o principal motivo do buzinão de protesto que camionistas promovem este sábado entre Ponte de Lima e Viana do Castelo, informou fonte da organização.

Manuel Carvalho, presidente do Núcleo de Camionistas do Minho (NUCAMINHO), adiantou à Lusa que o protesto se deve igualmente ao custo das portagens, às limitações de horários de trabalho impostas pela nova legislação e, até, ao pagamento de 21 por cento de IVA na formação profissional.

PUB

«Um camionista tem como salário médio uns 500 ou 600 euros. Se não puder fazer umas obras extra, como qualquer trabalhador, e se tiver que levar em cima com aumentos brutais do preço dos combustíveis e das portagens, como vai sobreviver?», questionou.

Segundo o responsável do NUCAMINHO, é também «inadmissível» a cobrança de 21 por cento de IVA na formação profissional dos camionistas. «Por uma formação que custe uns 300 euros, vamos ainda pagar mais uns 100 de imposto», criticou.

Por isso, no sábado, e por ocasião do oitavo encontro de camionistas, o NUCAMINHO vai aproveitar o dia de festa para também fazer ouvir as suas buzinas de protesto, ao longo da estrada que liga Ponte de Lima a Viana do Castelo. «Podemos dizer que, este ano, vai ser uma festa-protesto ou uma festa com protesto dentro», acrescentou Manuel Carvalho.

PUB

Relacionados

Últimas