Já fez LIKE no TVI Notícias?

BD: homenagem a Uderzo na Amadora

Relacionados

FIBDA recebe Tintim, Astérix, Little Nemo e Corto Maltese a partir de sexta-feira

As dez mais importantes bandas desenhadas do século XX, como Little Nemo, Tintim e Corto Maltese, vão estar expostas no 18º Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora (FIBDA), que começa sexta-feira, dia 19 de Outubro e termina a 4 de Novembro, noticiou a Lusa.

Pelo segundo ano consecutivo, o FIBDA volta a estar sedeado no Fórum Luís Camões, na Brandoa, onde estará patente a maioria das exposições.

PUB

Entre elas destaca-se «As 10 BD do século XX», uma mostra que revelará uma dezena de obras de banda desenhada do século XX escolhidas por um grupo de especialistas portugueses e estrangeiros no âmbito de um inquérito realizado pela organização do FIBDA em 2004.

É uma exposição que acaba por traçar a história da banda desenhada do século XX, uma vez que começa com «Little Nemo», de Windsor McCay e datado do início do século, até ao recente «Maus», de Art Spiegelman, publicado entre anos 1970 e 1990.

Cronologicamente, pelo meio há ainda os famosos personagens Krazy Kat, Tintim, Batman, Spirit, Peanuts, Astérix, Blueberry e Corto Maltese.

Este ano, em que o FIBDA assinala a maioridade, haverá ainda uma homenagem a Albert Uderzo, um dos criadores de Astérix, que acaba de completar 80 anos.

O ilustrador francês Alain Corbel, a viver há uma década em Portugal, é o autor este ano em destaque no FIDBA, com uma exposição retrospectiva do seu trabalho, que incluirá originais de algumas das suas mais significativas obras.

PUB

Alain Corbel, que assina o cartaz do festival, estará no FIBDA para lançar ainda um novo trabalho, intitulado «Bestiário».

Os originais do livro «Salazar, agora na hora da sua morte», com desenho de Miguel Rocha e argumento de João Paulo Cotrim, que em 2006 arrebatou os principais prémios de BD do FIBDA, estarão expostos nesta edição do festival.

As novas tendências da banda desenhada mundial estarão numa mostra comissariada por Pedro Moura e que incluirá originais de Fábio Zimbres, Warren Craghead ou Frédéric Coché, que marcarão presente na Amadora.

Para maiores de 18 anos, o FIBDA 2007 contará com obras de Mattioli, Liberatore, Leone Frollo e Milo Manara, cuja presença está confirmada no festival para as concorridas sessões de autógrafos.

A exposição com as novidades editoriais portuguesas apresentará originais de Luís Louro, que lançara «O Corvo III», com argumento de Nuno Markl, ou de Rui Lacas, que irá lançar o livro «Obrigada, Patrão».

Além do Fórum Luís de Camões com um espaço com cerca de 3.500 metros quadrados onde ficará a maioria das exposições deste ano, o FIBDA estende-se à Galeria Municipal Artur Bual, com uma retrospectiva do autor brasileiro Ziraldo, considerado um dos maiores nomes da BD da América Latina, e que estará presente em Portugal.

PUB

Relacionados

Últimas