Já fez LIKE no TVI Notícias?

Gripe: novas estirpes, mas «não há razão para alarme»

Relacionados

Fala-se em estirpe «especialmente virulenta», mas Direcção-Geral de Saúde diz que vacinas respondem com eficácia

O Inverno está a chegar e começa a fazer sentido falar em gripe. Esta semana surgiu um alerta vindo do laboratório Sanofi Pasteur MSD, que falou no surgimento de três novas estirpes de gripe, uma das quais «especialmente virulenta». O Director-Geral de Saúde garante que «não há razão para alarme».

«A notícia não tem uma resposta precisa, porque não corresponde às infecções reais, uma vez que se refere a um caso registado em 2007 e não em 2008», frisou Francisco George ao PortugalDiário. De resto a Direcção Geral de Saúde (DGS) está a acompanhar as gripes o hemisfério sul e existe «um match entre as vacinas e as estirpes detectadas», pelo que os sinais são positivos.

PUB

DGS quer evitar rupturas da vacina da gripe

Gripe da aves pode provocar «fim da Humanidade»

«Pelo que temos vindo a acompanhar, juntamente com os laboratórios associados, não temos razões para nos sentirmos preocupados, dado que as vacinas estão preparadas para as novas estirpes», acrescentou, depois de uma reunião que manteve durante a tarde precisamente para abordar este tempo. «Não há razão para alarme», resume.

A DGS, aliás, «convida os portugueses a vacinarem-se durante os meses de Outubro, Novembro e Dezembro, com receitas válidas para todo o ano, sendo que existe prioridade para as pessoas com 65 ou mais anos, os doentes crónicos, incluindo crianças e profissionais de saúde».

As vacinas, que estão a ser estudadas desde Fevereiro, estarão à venda a partir do dia 1 do próximo mês.

PUB

Relacionados

Últimas