Já fez LIKE no TVI Notícias?

Museu de Sintra abre portas à história

Relacionados

Novo espaço de História Natural apresenta o espólio de 40 anos de investigação de Miguel Barbosa

O Museu de História Natural de Sintra apresenta, a partir deste sábado, o espólio do investigador Miguel Barbosa, recolhido ao longo de 40 anos, com especial atenção virada para o fóssil, único no mundo, de um réptil voador, o Braseodactylus.

Depois de «30 anos à espera do Museu de História Natural de Sintra», o investigador sente-se «feliz» por finalmente haver um espaço onde «a investigação e as trocas de uma vida» possam estar expostas.

PUB

«A viagem que mais me impressionou, exactamente por ter encontrado aquela beleza de cores e formas que eu gosto, foi à floresta petrificada do Arizona, onde vi os troncos de árvores enormes que os índios utilizavam como pontes e uma pedra enorme com um dinossauro lá metido», disse Miguel Barbosa.

Com 83 anos, o investigador já fez explorações arqueológicas em diversas partes do mundo e diz que já foi abordado por vários museus internacionais, com «propostas tentadoras» para acolher o seu espólio de história natural, noticia a Agência Lusa.

«Tenho feito muitas trocas com paleontólogos e com museus. A UNESCO interessou-se por este museu e mandou cá uma arquitecta para ver a colecção e desde o princípio que achou que esta colecção tinha nível mundial», explicou.

O Museu de História Natural de Sintra terá em exposição peças raras, entre elas um fóssil único no mundo, da espécie Braseodactylus, alguns dinossauros e ninhos de ovos da espécie, provenientes do Deserto do Gobi, na China, e fragmentos do meteorito de Nantan (China), que caiu na Terra no século XVI.

PUB

O novo museu vai ter uma exposição de longa duração, onde vai ser possível assistir à simulação do «big-bang» seguido de um percurso que vai de desde o Pré-Câmbrico (entre 4.500 milhões de anos e 60 milhões de anos), ao Quaternário (entre 5 milhões de anos até ao aparecimento dos primeiros Hominídeos).

Vai contar ainda com um espaço multimédia, sala de exposições temporárias, serviço educativo, laboratório, investigação, loja, cafetaria e jardim, estando ainda equipado com totens informativos e com um ecrã gigante, em ambiente interactivo.

O Museu de História Natural de Sintra, abre portas dia 1 de Agosto, e vai funcionar com entrada gratuita, de terça a sexta-feira, das 10H00 às 18H00, e aos sábados, domingos e feriados, das 14H00 às 18H00, encerrando à segunda-feira.

PUB

Relacionados

Últimas