Já fez LIKE no TVI Notícias?

«Informadores da PIDE deviam ser conhecidos»

Relacionados

Autora de a «História da PIDE» fala em entrave ainda existente na sociedade

Os nomes dos informadores da antiga polícia política deveriam ser tornados públicos, defendeu Irene Flunser Pimentel, no lançamento do seu livro a «História da PIDE», informa a agência Lusa.

Esta investigação «não é a história da PIDE mas sim uma história da PIDE, pois muitas outras existirão e este não é um produto acabado», como fez questão de realçar a autora.

PUB

Baseada nos arquivos da PIDE/DGS, que se encontram guardados na Torre do Tombo, a autora pretendeu dar a conhecer a organização e a forma de actuação da PIDE, a forma como era feita a selecção dos informadores e os efeitos que teve na sociedade da época, comparando-a com as outras polícias políticas que existiram, ao longo da História, nos vários sistemas autoritários.

Uma das conclusões a que chegou Irene Pimentel foi que «a PIDE/DGS matou menos do que as outras polícias políticas». Contudo, faz questão de alertar que esta comparação serve apenas para analisar números, não sendo seu objectivo «branquear a história da PIDE».

«Eu não considero que a PIDE matou pouco, nada pagará as vidas que se perderam, mas acho que referir tudo o que se passou já é mais do que suficiente», referiu Irene Pimentel, acrescentando que a sua intenção não foi a de vitimizar, mais ainda, os presos políticos, nem tão pouco aligeirar a actuação da PIDE.

Contudo, a autora mostra-se entusiasmada com o resultado final da investigação, referindo que «um dos aspectos mais interessantes foi perceber o número de candidatos a informadores que a PIDE recusou, pois existiam até padres de 72 anos candidatos».

Apesar do entusiasmo, Irene Pimental fez também questão de mostrar a sua indignação quanto ao anonimato sobre a identidade dos informadores, que ainda hoje se mantém e que não se sabe se algum dia acabará: «Acho que 30 anos depois, os nomes dos informadores deveriam ser públicos, pois assim nem consegui perceber com quantos informadores contava a PIDE».

PUB

Relacionados

Últimas