Já fez LIKE no TVI Notícias?

«Quanto mais conforto, mais asma»

Relacionados

Entre 700 e 800 mil portugueses sofrem da doença, diz médico

Entre 700 e 800 mil portugueses sofrem de asma, uma doença que tem vindo a aumentar em Portugal, informou o director da Faculdade de Medicina do Porto, Agostinho Marques, citado pela Lusa.

«A asma é uma doença de grande prevalência, sendo que, em Portugal, 10 por cento das crianças, quatro por cento dos adultos jovens e sete por cento dos idosos sofrem da doença, o que dá entre 700 e 800 mil asmáticos, o que é um número grande», disse.

PUB

O médico falava nas Jornadas Científicas de Pneumologia, que decorrem na cidade de Santa Cruz, na zona este da ilha da Madeira, e contam com a presença de cerca de 150 especialistas portugueses nesta área.

Tabaco: fumo mata quase 1300 não fumadores

Novo Fórum PDiário: estamos mais saudáveis?

Agostinho Marques salientou que a doença tem vindo a aumentar nos países em desenvolvimento e desenvolvidos, como é o caso de Portugal, porque se relaciona muito com as condições de conforto. Quanto mais conforto, mais asma».

Para minimizar o problema aconselhou «a não existência de tabaco em casa porque aumenta muito a probabilidade de a criança que está marcada geneticamente para ter asma vir a sofrer da doença».

Apontou como factor interno a existência dos ácaros «em grande quantidade, em todas as casas do mundo».

Mencionou que, de acordo com estudos, os climas húmidos, como é o caso da Madeira, são particularmente favoráveis à criação deste tipo de animal que «não bebe e precisa da humidade do ar».

PUB

Relacionados

Últimas