Já fez LIKE no TVI Notícias?

Maior parte de cocaína apreendida estava num armazém em Lisboa

Foram detidas 10 pessoas de várias nacionalidades. Nenhuma delas era portuguesa

Cerca de 2.000 dos 2.500 quilos de cocaína apreendidos pelas polícias portuguesa e espanhola na operação “Muro de Contenção”, sem detidos portugueses, estavam num armazém na zona da Grande Lisboa, anunciou hoje a Polícia Judiciária (PJ).

Esta droga que chegou a Portugal estava num armazém na zona da Grande Lisboa”, disse hoje o diretor da Unidade Nacional de Combate ao Tráfico de Estupefacientes da PJ, Artur Vaz, em conferência de imprensa, escusando-se a indicar que tipo de armazém se tratava.

PUB

A Polícia Judiciária e o Corpo Nacional de Polícia do Reino de Espanha apreenderam, nos dois países, cerca de 2.500 quilos de cocaína e detiveram 10 pessoas de várias nacionalidades nas últimas duas semanas.

Segundo Artur Vaz, os dez detidos, nove homens e uma mulher, são de nacionalidade polaca, espanhola e colombiana e estão todos detidos preventivamente em Espanha.

A droga chegou de facto a Portugal e não seria para ficar aqui, seria para seguir para outros países, nomeadamente para Espanha e depois eventualmente para outros países europeus”, sendo o objetivo da operação “evitar que quantidades significativas de droga, neste caso cocaína, entrem no espaço europeu”, disse.

O Comissário Chefe da Polícia Nacional de Espanha, António Duarte, também presente na conferência de imprensa que decorreu hoje na sede da PJ, em Lisboa, acrescentou que a operação pretende “evitar que essa droga que as organizações mafiosas colombianas tentam introduzir na Europa seja vendida”.

PUB

Os suspeitos “foram detidos quando transportavam a droga para Espanha”, disse António Duarte, adiantando que esta rede criminosa operava especialmente na zona de Badajoz.

Sobre o valor da droga apreendida, Artur Vaz disse que “tendo em conta que um quilograma de cocaína ronda os 45 a 50 mil euros na distribuição direta”, as duas toneladas e meia representariam cerca de 125 milhões de euros se vendidas na rua.

Em comunicado hoje divulgado pela PJ, é referido que ambas as polícias “desarticularam organização internacional de tráfico” de droga e, segundo a investigação, “os detidos integravam uma vasta organização criminosa, dedicada ao tráfico de grandes quantidades de cocaína, a atuar em diversos países europeus e da América Latina”, por via marítima.

Além da droga foram também apreendidas diversas viaturas, dinheiro e documentação variada.

De acordo com o comunicado, a operação “muro de contenção”, que decorreu entre finais de fevereiro e março “insere-se no esforço conjunto e concertado das autoridades portuguesas, espanholas e de outros países com vista à identificação e desmantelamento de estruturas criminosas responsáveis pela introdução de grandes quantidades de estupefaciente no espaço europeu”.

PUB

Últimas