Já fez LIKE no TVI Notícias?

Óbidos: «Estava iminente um atentado da ETA»

Relacionados

Ministro espanhol explica que os explosivos preparados seriam utilizados num curto espaço de tempo

O ministro espanhol do Interior, Alfredo Perez Rubalcaba, disse que o comando da ETA que ocupava uma vivenda em Óbidos tinha 300 quilos de explosivos preparados para um atentado «iminente», informou a agência EFE.

Rubalcaba fez estas declarações antes de iniciar uma viagem a Dacar, Senegal, onde participará amanhã na conferência ministerial sobre a luta contra o tráfico ilegal de estupefacientes.

PUB

O membro do governo espanhol confirmou que 300 quilos de explosivos estavam preparados para uma acção próxima pois, explicou, a mistura de componentes faz-se imediatamente antes da utilização, uma vez que perdem a eficácia ao fim de pouco tempo.

Por isso, mostrou-se convicto de que os etarras estavam a planear um atentado «em breve», numa acção «iminente».

O ministro também se referiu à detenção, ontem, de um presumível etarra identificado como Ibai Beobide Arza, num controlo da Guarda Civil entre as localidades de Asteasu e Villabona, no norte de Espanha, quando circulava de bicicleta com documentação falsa e uma pistola.

Beobide tinha «as piores intenções» e «não estava a fazer desporto, pois ninguém faz desporto de pistola e com uma pen-drive», assegurou o titular do Interior espanhol.

O ministro garantiu que França, Portugal e Espanha estão a obter bons resultados com o reforço da investigação que será mantida «até acabarmos com este pesadelo».

Desde o início do ano, foram detidas 16 pessoas relacionadas com a ETA.

PUB

Relacionados

Últimas