Já fez LIKE no TVI Notícias?

Estripador: PJ não confirma se tem o ADN

Relacionados

Vestígios encontrados em 1993 poderão servir agora para servir de comparação

A PJ recolheu em 1993, ao investigar a morte de uma das três prostitutas vítimas do «Estripador de Lisboa», um filtro de cigarro (saliva), cabelos e pelos púbicos, mas oficialmente ainda não confirmou se dispõe do ADN do autor dos homicídios.

Os autos do inquérito já arquivado (os crimes prescreveram), a que a Agência Lusa teve acesso, referem que no caso do homicídio de Maria João, prostituta de 27 anos, toxicodependente, esventrada no pátio traseiro de um armazém na Póvoa de Santo Adrião, Odivelas, foram recolhidos um envelope contendo pelos púbicos, outro contendo cabelos, um saco de plástico contendo um filtro de cigarro, entre outros vestígios.

PUB

Durante as investigações à morte de três prostitutas entre Julho de 1992 e Março de 1993, os investigadores da PJ recolheram ainda uma impressão palmar que ficou numa parede que ficou ensanguentada, mas também aqui permanece a dúvida se tal pista permitiria a eliminação ou a confirmação de um suspeito por comparação.

Apesar de ter sido encontrado um «filtro de cigarro na cavidade abdominal» de uma das vítimas, bem como «cabelos na ferida abdominal», fontes ligadas à PJ não quiseram adiantar se esta polícia científica dispõe do ADN do «Estripador de Lisboa».

Embora este tipo de exames seja feito em Inglaterra desde 1986, a PJ só começou a dispor desta tecnologia na segunda metade dos anos 90.

Como os crimes do «Estripador de Lisboa» estão prescritos, fontes policiais contactadas pela Lusa excluem a possibilidade de reabertura de qualquer investigação com efeitos «sancionatórios», mas admitem que, quando a «poeira» se dissipar, o caso poderá vir a ser esclarecido.

O caso voltou a ganhar actualidade depois de, na edição desta sexta-feira, o semanário «Sol» garantir que descobriu, em Matosinhos, José Guedes, desempregado, que reclama ser o «Estripador de Lisboa», além de reclamar outros crimes na Alemanha e em Aveiro.

PUB

Relacionados

Últimas