Já fez LIKE no TVI Notícias?

Ensino superior: quase 12 mil colocados na 2ª fase

Sobram mais de oito mil vagas para a terceira fase

Perto de 11.800 estudantes entraram na segunda fase de acesso ao ensino superior, restando mais de oito mil vagas por preencher, anunciou o Ministério da Educação e Ciência.

Na segunda fase apresentaram-se a concurso 18.804 candidatos, dos quais foram colocados 11.772, cerca de 50 por cento na sua primeira opção, informa em comunicado citado pela Lusa a Direcção-Geral do Ensino Superior.

PUB

Para a terceira fase do concurso de acesso, que decorre a partir de quinta-feira e até 14 de Outubro, sobraram 8.805 vagas.

Segundo a tutela, a esmagadora maioria dos candidatos da segunda fase - 10.332 - já tinha concorrido na primeira.

Comparativamente com o ano passado, em 2011 ficaram colocados na segunda fase mais 360 candidatos e restaram para a terceira fase mais 3.601 vagas.

No total, nas duas primeiras fases, foram colocados este ano no ensino superior 50.641 estudantes, mais 1.209 face a 2010.

Para a terceira fase do concurso, o número de vagas será actualizado com o edital a divulgar a 13 de Outubro no portal da Direcção-Geral do Ensino Superior.

Quase metade dos cursos ficaram com vagas

Quase metade dos cursos do ensino superior ficaram com vagas por preencher na segunda fase de acesso.

Dos 1.151 cursos abertos, 485 tiveram vagas sobrantes, com o curso de Contabilidade e Auditoria em regime pós-laboral do Instituto Politécnico de Viseu a liderar as poucas preferências dos candidatos: as 60 vagas disponíveis ficaram por preencher.

PUB

Em contrapartida, os cursos de Direito da Universidade de Coimbra e de Gestão da Universidade Nova de Lisboa foram os que tiveram mais alunos colocados, 72 em ambos os casos.

Os cursos com média de entrada mais alta foram Medicina, Arquitectura, Bioengenharia, Medicina Dentária e Engenharia Biomédica, com valores a oscilar entre os 18 e os 19 valores.

No pólo oposto, 34 cursos, incluindo Física e Turismo, tiveram médias entre 9,5 e 9,9 valores.

PUB

Últimas