Já fez LIKE no TVI Notícias?

Jovens filmaram vandalismo

Relacionados

Dois rapazes de 13 anos publicaram vídeo na internet em que mostravam actos de vandalismo sobre automóveis. A PSP de Évora descobriu as imagens e participou o caso ao Tribunal: «Vamos continuar atentos», diz a polícia

São poucos segundos, mas rapidamente se percebe que a irreverência não tem qualquer tipo de justificação. Dois jovens de 13 anos foram apanhados pela polícia de Évora de forma totalmente inusitada, numa espécie de flagrante delito... electrónico.

«Tivemos conhecimento da existência de dois vídeos no site Youtube e a partir do momento em que esse dado foi constatado partimos para a fase de averiguações, que passou pela identificação de dois jovens através de contactos com as escolas», contou ao PortugalDiário o intendente José Oliveira, comandante da PSP de Évora, acrescentando que o caso foi participado ao Tribunal de Menores.

PUB

Em causa estão imagens filmadas a partir de telemóvel numa madrugada do início de Dezembro e publicadas nesse site de partilha de vídeos. Nos dois curtos momentos (16 segundos no primeiro e 43 no segundo) é possível observar um jovem a identificar-se pelo nome e a apelidar o acto de vandalismo de «salto de carros», dado que consistia basicamente em saltar em cima de dois automóveis e atirar uma garrafa contra um deles. Primeiro num Mercedes Classe S, depois num VW Golf, estacionados no Pátio do Salema e junto a uma conhecida discoteca local.

«A grande diferença em relação a outras situações é que se tratou de um caso descoberto a partir da internet. Os pais aperceberam-se que a Polícia estava a investigar o caso e assumiram de imediato o pagamento de todos os prejuízos. Trata-se de um caso isolado, que servirá de grande ensinamento para um pré-adolescente que está totalmente arrependido», frisou o intendente. O jovem visado nas imagens ficou bastante afectado com o mediatismo da situação, pelo que nem tem saído de casa.

PUB

Atenções viradas para a Internet

Poderá dizer-se que os meios de comunicação social foram os últimos a conhecer esta história. Filmado no início de Dezembro, o acto de vandalismo foi colocado on-line no site pessoal (Hi5) de um dos implicados e poucos dias depois já tinha chegado ao conhecimento da PSP de Évora, para além de ser abundantemente comentado num fórum . O Youtube viria a seguir, dando-lhe dimensão planetária (cada vídeo já foi visto mais de quatro mil vezes).

A conta de Hi5 do implicado entretanto já foi apagada, mas o mal está feito e terá a devida punição. «Eu próprio tenho o hábito de ir à internet pesquisar assuntos relacionados com a minha actividade ou mesmo sobre Évora. Trata-se de uma importante forma de acesso à informação, que está a ser muito utilizada pela polícia, uma vez que temos excelentes ferramentas», frisou o intendente, deixando desde já a ideia de que a polícia estará muito atenta.

Apesar de em Portugal não haver registo de situações relevantes relacionadas com este tipo de vandalismo juvenil, é certo que os fenómenos de mimetismo aparecem ocasionalmente. Exemplo disso mesmo são outros vídeos similares , também colocados on-line através do célebre «Hi5» e que mostram jovens a reproduzir situações normalmente produzidas na série (já passada a filme) «Jackass», em que o protagonista, o actor Johnny Knoxville, testa os limites físicos.

PUB

Relacionados

Últimas