Já fez LIKE no TVI Notícias?

«Não está em causa a liberdade de expressão dos militares»

Relacionados

Ministro da Defesa defendeu o novo Regulamento de Disciplina Militar

O ministro da Defesa Nacional, Nuno Severiano Teixeira, garantiu hoje à Lusa que o novo Regulamento de Disciplina Militar (RDM) «não vai cercear a liberdade de expressão dos militares na reserva e na reforma», noticia a agência Lusa.

O governante, que falava à saída de uma reunião com a Comissão Permanente de Defesa do Parlamento, disse que «não está, nem nunca esteve em causa cercear a liberdade de expressão dos militares na reserva e na reforma».

PUB

O ministro assegurou que o próprio texto do anteprojecto é «bem mais garantístico» do que o do RDM actualmente em vigor.

«Tem havido um equívoco, um equívoco que persiste, e que é preciso desfazer de vez», afirmou, sublinhando que se «trata apenas de um anteprojecto, que não é um texto fechado, e que está à consulta e à espera dos vários contributos».

Severiano Teixeira disse que o espírito do legislador não foi o de cercear a liberdade de expressão dos militares na reserva e na reforma.

«Se houver necessidade de se fazerem adaptações para ir de encontro a esse espírito, far-se-ão», garantiu à Lusa.

Depois de salientar que o documento não está ainda sequer em processo legislativo, Severiano Teixeira assegurou que esses contributos solicitados «serão ponderados e integrados, se for caso disso, na versão final».

Nas últimas semanas, vários oficiais generais manifestaram-se em público contra quaisquer medidas restritivas da liberdade de expressão dos militares na reserva ou na reforma no âmbito da revisão do Regulamento de Disciplina Militar (RDM).

PUB

Relacionados

Últimas