Já fez LIKE no TVI Notícias?

Cancro: crianças descobrem perigos da comida de plástico

Relacionados

Campanha visa prevenir o tumor colo-rectal que mata dez portugueses por dia

Um projecto simples conseguiu que crianças dos dez aos 12 anos de uma escola básica passassem a perceber os perigos da comida de plástico, um resultado animador para quem luta contra o cancro do intestino, que diariamente mata dez portugueses, refere a Lusa.

O projecto-piloto «Educação Alimentar Escolar» foi criado pela Europacolon - Associação de Luta Contra o Cancro do Intestino com o objectivo de identificar os hábitos alimentares das crianças e ajudar a prevenir doenças como o Cancro Colo-Rectal através da promoção de uma alimentação saudável.

PUB

No início do último período lectivo, 436 alunos dos 10 aos 12 anos da Escola Básica do 2º e 3º Ciclo de Ribeirão foram inquiridos sobre hábitos alimentares. Entre Março e Maio, discutiram as vantagens e desvantagens da boa alimentação e no final muitos escreveram um conto na esperança de serem os vencedores do concurso que tem como prémio uma Playstation 3.

Se o vencedor da Playstation só será conhecido hoje, o presidente da Europacolon, Vitor Neves, não tem dúvidas em afirmar que todos já ganharam com este programa. Isto porque, graças à parceria da Associação de Enfermagem Oncológica Portuguesa, a associação voltou a fazer o questionário sobre hábitos alimentares no final do programa e confirmou que muitas crianças tinham despertado para os perigos da «junk food».

A importância do pequeno almoço De acordo com a análise comparativa dos primeiros dados disponíveis, «dez por cento das crianças passou a considerar muito mais importante a toma do pequeno-almoço e 12 por cento entende ser muito importante que o pequeno-almoço seja composto com uma dieta equilibrada e não por comida de plástico», lembrou Vítor Neves. Segundo o responsável, «mais de 24 por cento das crianças disse estar preocupado com o seu peso, por questões estéticas e de saúde, e verificou-se um aumento do conhecimento da vantagem e conteúdo dos produtos da roda dos alimentos assim como da sua composição». Também satisfeita com os resultados, «a autarquia já mostrou interesse em alargar no próximo ano o programa a todas as escolas de Famalicão», revelou.

A Europacolon tem uma linha - 808 200 199 - que responde às dúvidas das pessoas com cancro e de todos os que queiram mudar os hábitos alimentares e estilo de vida, muito importante na prevenção do carcinoma. «Todos os anos surgem sete mil novos casos de cancro cólo-retal, com uma taxa de mortalidade superior a 50 por cento», lembrou.

PUB

Relacionados

Últimas