Já fez LIKE no TVI Notícias?

Alcobaça: freguesia de Martingança «parada»

Relacionados

Presidente da Junta denuncia corte de electricidade motivada por roubo de fios de cobre

A freguesia de Martingança, no concelho de Alcobaça, tem estado «parada» esta manhã por falta de electricidade, alegadamente causada pelo corte de fios eléctricos, denunciou o presidente da Junta, Fernando Escudeiro, escreve a Lusa.

«Todas as empresas estão paradas. São prejuízos incalculáveis», afirmou à agência Lusa o autarca que, desde as primeiras horas da manhã, está a ser «bombardeado» com telefonemas devido à ausência de energia eléctrica.

PUB

Morreu electrocutado ao tentar roubar fios de cobre

Entroncamento: jovem morre electrocutado

O presidente da Junta disse ter sido informado que o problema - que não afecta toda a freguesia - se deve ao roubo de fios de cobre, mas revelou não estar convencido desta situação.

«É constantemente a interrupção do fornecimento de energia. Será só roubo? Não será também negligência da EDP de falta de cuidado com as suas linhas?», questionou o presidente da Junta de Freguesia da Martingança, que exigiu à EDP que «ponha a polícia atrás» da situação.

Para «provar» que os cortes são sistemáticos, Fernando Escudeiro informou que ainda terça-feira enviou à EDP «uma carta de um empresário que ficou com os computadores queimados na sequência da falha de luz e que pediu satisfações à Junta».

PUB

«A Junta não pode fazer nada», comentou o autarca, acrescentando que a falta de energia está a afectar todos os sectores de actividade, desde restauração aos moldes, vidros e plásticos.

Sete mil sem luz

A EDP Distribuição anunciou hoje que as localidades de Martingança e Maceira, no concelho de Leiria, estão sem energia eléctrica desde as 07:00, situação que está a afectar cerca de 7.000 clientes.

«Na origem da falta do problema que afecta aquelas duas localidades está o roubo de fios de cobre em seis vãos de abastecimento de linha, num total de 1,5 quilómetros de extensão, e a destruição dos postes de abastecimento, ocorridos esta madrugada», referiu a responsável do gabinete de comunicação da EDP Distribuição, Maria Antónia Fonseca.

Queixas contra a EDP

Na Maceira, o presidente da Junta de Freguesia, António Febra, garantiu não ter tido queixas de moradores devido à falta de electricidade, mas garantiu possuir «queixas em relação ao serviço prestado pela EDP».

PUB

«São sucessivos os micro-cortes de energia», garantiu o autarca, lembrando que, embora ocorram em curtos períodos de tempo, «prejudicam as pessoas e as empresas».

António Febra disse ainda ter já comunicado este problema à EDP. Segundo a empresa, devido à extensão de linha a reparar, a empresa conta repor o fornecimento de energia àquelas localidades entre as 11:00 e as 12:00.

O incidente, com o qual a empresa se vem confrontando há muito tempo e em vários locais do País, já foi comunicado pelo director da EDP local às autoridades policiais de Leiria, esclareceu a responsável de comunicação da EDP Distribuição.

O responsável pelas relações públicas da GNR de Leiria, Carlos Ramos, confirmou a denúncia da EDP, acrescentando que «foram deitados abaixo três postes de cimento que transportam as linhas de electricidade de média tensão que abastecem as localidades de Moita, Martingança e Maceira».

Segundo o responsável, a situação teve como objectivo «o furto de 1.300 metros de cobre, de 95 milímetros», ocorrência que admitiu ser «típica» não apenas em Leiria, como em todo o território nacional.

PUB

Relacionados

Últimas