Já fez LIKE no TVI Notícias?

Incêndio destrói parcialmente três fábricas na Trofa

Chamas deflagraram numa zona florestal mas ganharam intensidade. Presidente da câmara diz que pelo menos num outro fogo no concelho foi ateado com recurso a engenhos pirotécnicos e deixa um apelo ao Governo

Um incêndio que teve início de manhã, pelas 08:00, em zona florestal na Trofa, no distrito do Porto, e que estava "perfeitamente controlável", segundo o presidente da câmata, alastrou a três fábricas, pelas 20:30. O fogo obrigou à intervenção de corporações de pelo menos seis concelhos. Pelo menos um civil teve ferimentos ligeiros, por inalação de fumo

O que é curioso no meio disto tudo é que ontem, na comemoração do 41º aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros da Trofa, inicia-se a sessão solene e começam cinco incêndios no concelho da Trofa."

PUB

Duas das unidades fabris são de produtos alimentares e a outra é de produtos para piscinas. A TVI tem a indicação de que a GNR recolheu jerricans para análise, que terão sido utilizados como depósito para atear o incêndio.

O presidente da câmara, Ségio Humberto, disse que está em contacto com os donos das unidades fabris e que "não estão em risco, provavelmente, empregos, porque o incêndio decorreu nos logradouros" dessas empresas, não atingindo os edifícios. Ainda assim, o apuramento dos prejuízos ainda está a ser feito.

Deu ainda indicação, perto da meia-noite, de esse incêndio estava "em fase de rescaldo" sendo que havia outro fogo a decorrer no concelho, e que provocou três explosões.

Os bombeiros tiveram de deslocalizar recursos humanos, na freguesia de Bougado. Suspeitamos que tenha sido ateado com engenhos pirotécnicos."

Perto das 00:30, o mesmo autarca disse que o fogo foi extinto.

Perante o que está a acontecer no concelho, Sérgio Humberto disse que "enquanto não houver medidas e leis que realmente punam verdadeiramente o que está a acontecer, isto não é ocasional, não é normal, não é natural". "É o apelo que fazemos ao Governo".

No terreno estiveram corporações de Trofa, Santo Tirso, Ermesinde (Valongo), Póvoa de Varzim, Vila do Conde e Pedrouços (Maia).

PUB

Últimas