Já fez LIKE no TVI Notícias?

Gouveia: «Parece que anda alguém a coordenar um conjunto de incêndios»

Relacionados

Governador civil da Guarda convencido que existe mão criminosa nos fogos da região

O governador civil da Guarda, Santinho Pacheco, mostrou-se convicto de que «a esmagadora maioria» dos incêndios são ateados por «mão criminosa», como o que arde em Gouveia, no Parque Natural da Serra da Estrela.

Em declarações à agência Lusa, Santinho Pacheco disse ter-se apercebido cerca das 22h00 de domingo «que o incêndio se estava a desenvolver junto à estrada que liga Nabais a Folgosinho». «Às dez da noite um incêndio não começa espontaneamente, tem que haver alguém a deitá-lo», considerou.

PUB

Neste âmbito, disse ter «a convicção absoluta de que os incêndios têm na sua esmagadora maioria mão humana, às vezes negligente».

«Verificamos que quando se está no auge do combate a um incêndio ou quando os bombeiros já estão extenuados é que surge normalmente perto um outro incêndio», lamentou.

O governador civil lembrou que no domingo, durante toda a tarde, «os bombeiros andaram numa azáfama, completamente extenuados para acabar com o incêndio que havia, quer de um lado, quer do outro do Mondego, na zona da estação de Gouveia, Ribamondego e Arcozelo».

«Quando todos pensávamos que íamos ter uma noite descansada, às dez da noite começa outro incêndio. Parece que anda alguém a coordenar um conjunto de incêndios», considerou.

Santinho Pacheco admitiu que contribui também o facto de Gouveia ser «um concelho muito arborizado, da encosta da serra, e onde, como em outras regiões do país, os campos estão abandonados».

«Temperaturas tão elevadas, muito mato nos terrenos que não são cultivados, a desertificação do mundo rural e a mão criminosa que anda por aqui leva a que isto aconteça», referiu, acrescentando que o que vale é a dedicação dos bombeiros, «porque senão a situação era muito pior».

«Ninguém imagina o que é penetrar numa serra com declives tão grandes. Nós temos a sorte é de ter este grupo de bombeiros a que se juntam equipas muito preparadas, de sapadores, de canarinhos e da GNR», acrescentou.

PUB

Relacionados

Últimas