Já fez LIKE no TVI Notícias?

Portugal preparado para combater incêndios

Relacionados

Há mais meios e a coordenação está «melhor», garante o ministro

O ministro da Administração Interna, Rui Pereira, disse esta sexta-feira, na Lousã, que Portugal está «preparado para combater» os incêndios florestais que venham a deflagrar este ano, informa a Lusa.

Existe «uma boa cooperação entre todos os agentes de Protecção Civil» e «estamos agora com uma melhor coordenação» dos meios, através da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), disse Rui Pereira.

PUB

Nova arma para combater fogos

Fogos: falhas devem-se à falta de formação

O ministro da Administração Interna falava aos jornalistas no aeródromo da Chã do Freixo, concelho da Lousã, no final de uma visita ao Centro de Estudos e ao Laboratório sobre Incêndios Florestais, dirigidos pelo professor da Universidade de Coimbra (UC) Domingos Xavier Viegas.

«Temos agora uma programação atempada de meios», disse, salientando que o país dispõe este ano de 56 aeronaves, entre helicópteros e aviões, para combater os incêndios florestais. A lista inclui dois helicópteros e dois aviões pesados. Por outro lado, adiantou, «temos 9.500 homens e mulheres neste combate».

«Na Grécia, existem 20 ou mais aviões pesados. Apesar disto, o combate aos incêndios na Grécia não correu bem», disse, ao encerrar a recepção pelo catedrático Xavier Viegas, presidente da Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial (ADAI), uma unidade de investigação com autonomia no seio da UC.

PUB

Relacionados

Últimas