Já fez LIKE no TVI Notícias?

Jornalista português ferido no Afeganistão evacuado para a Alemanha

Relacionados

Ambas as pernas do repórter fotográfico tiveram de ser amputadas

O repórter fotográfico luso-sul-africano João Silva, que foi ferido com gravidade no Afeganistão, será evacuado nas próximas horas para um hospital norte-americano na Alemanha, noticia a Lusa.

Segundo fonte da família, o estado de João Silva é considerado «estável», estando os médicos que o operaram em Kandahar logo após ter pisado uma mina anti-pessoal esperançados numa evolução pós-operatória positiva que permita a sua rápida evacuação para a Alemanha.

PUB

Segundo informações recolhidas pela agência Lusa, João Silva sofreu amputação de ambas as pernas por altura dos joelhos em consequência da explosão da mina anti-pessoal.

João Silva, um dos mais prestigiados repórteres fotográficos de conflitos, várias vezes premiado pelas suas imagens de guerra, está desde 1996 ao serviço exclusivo do «The New York Times», e reside com a mulher, dois filhos de tenra idade e os pais em Joanesburgo.

A mina que o repórter fotográfico pisou estaria enterrada numa zona que havia sido limpa pela unidade do exército norte-americano na qual estava integrado (embeded) nesta sua missão, uma das muitas dezenas que já cumpriu no Afeganistão, bem como no Iraque, em anos recentes.

Os cirurgiões ainda tentaram salvar uma das pernas do profissional, nascido em Lisboa, em Agosto de 1966, mas foram forçados a amputá-la, disse à Lusa a mesma fonte.

Silva começou a fotografar em 1989, ao serviço do jornal regional «Alberton Chronicle», de Joanesburgo, tendo-se distinguido pela primeira vez em 1992, quando venceu o Ilford Press Photograper of the Year, ao serviço do jornal «The Star».

PUB

Depois disso trabalhou, sob contrato, para a Reuters, Associated Press e, mais recentemente, para o «The New York Times».

O livro «Bang-Bang Club», que escreveu em parceria com outro repórter fotográfico sul-africano, Greg Marinovitch, e que narra as experiências dramáticas de quatro amigos e colegas que se especializaram em cenários de conflito, está neste momento a ser passado ao cinema.

Dois dos quatro personagens reais do livro, Ken Oesterbroek e Kevin Carter (este ultimo vencedor de um prémio Pulitzer), já faleceram.

PUB

Relacionados

Últimas