Já fez LIKE no TVI Notícias?

Lar de idosos ilegal «encerrado»

Relacionados

Câmara Municipal da Azambuja «já tinha alertado a Segurança Social, durante o ano de 2007»

Um lar ilegal com cinco idosos foi encerrado, na quarta-feira, em Manique do Intendente, concelho da Azambuja, por militares da Guarda Nacional Republicana (GNR) em colaboração com a Segurança Social, disse à Lusa fonte daquela força.

A Câmara Municipal da Azambuja «já tinha alertado a Segurança Social, durante o ano de 2007, para a ilegalidade da Casa de Repouso de Salles», disse à Lusa o vice-presidente da câmara, Luís Sousa.

PUB

O responsável camarário explicou ainda que a dona do lar ilegal tinha inicialmente instalações no Cartaxo, depois tranferiu-as para o lugar de Casais da Lagoa, devido a acções de fiscalização movidas pela Segurança Social (SS) de Santarém.

Quatro idosos feridos em acidente

Idosos passam mais tempo frente à televisão

Mais tarde a Casa de Repouso de Salles voltou a mudar de morada, «durante a noite, onde deslocou os idosos para a casa particular» que as autoridades encerraram na quarta-feira, explicou ainda o vice-presidente responsável pela acção social.

Dois dos idosos foram entretanto transferidos para lares da Segurança Social no Cartaxo e Vila Franca de Xira e os restantes três foram acolhidos por familiares.

A proprietária do lar que foi encerrado, situado em Manique do Intendente, perto de Aveiras de Cima, «não possuía licença de utilização da câmara municipal, certificado da autoridade de saúde nem credenciação da Segurança Social» para exercer a prestação de serviços na área de assistência aos idosos, explicou à Lusa fonte da GNR.

A autarquia informou que está a fazer o levantamento de todos os equipamentos para idosos no concelho.

O encerramento foi decretado pelas autoridades competentes, «após darem cumprimento a um mandado de busca» levado a cabo por investigadores do Núcleo de Investigação Criminal de Alenquer da GNR que verificaram a inexistência de condições físicas na casa particular e habilitações legais para exercer a actividade.

PUB

Relacionados

Últimas