Já fez LIKE no TVI Notícias?

Partos: maioria feitos por parteiras

Relacionados

Fundador da Associação de Enfermeiros Obstetras defende aumento de taxa de partos normais

Mais de metade dos partos em Portugal são executados por parteiras, disse esta sexta-feira Vítor Varela, fundador e ex-presidente da Associação Portuguesa de Enfermeiros Obstetras, escreve a Lusa.

«Em todo o país, 55 a 60 por cento dos partos são executados por parteiras, pelo que, em princípio, a taxa de partos normais será a mesma», disse Vítor Varela, enfermeiro obstetra no Hospital de São Bernardo, em Setúbal, e representante dos países do Sul da Europa na Confederação Internacional de Parteiras (ICM).

PUB

Casas de parto à espera para nascer

Vantagens do parto na água

O enfermeiro defendeu a necessidade de «aumentar a taxa de partos normais», o que poderá ser conseguido através da divulgação de «algumas recomendações práticas».

«Há necessidade de reconhecer, facilitar e mesmo auditar o parto normal nos nossos serviços e nas nossas maternidades», salientou Vítor Varela.

Defensor de que «dar à mulher a hipótese de um parto natural é uma missão do serviço público», Vítor Varela fundou e dirigiu até 2005 a Associação Portuguesa de Enfermeiros Obstetras (APEO).

Para este responsável, em Portugal «vive-se o modelo médico, em que não é reconhecida a qualificação e a responsabilidade dos enfermeiros obstetras, ou parteiros, apesar de estes serem abrangidos por uma directiva comunitária».

PUB

Relacionados

Últimas