Já fez LIKE no TVI Notícias?

Como acabar com os guetos

Relacionados

Autarquias vão ter guias para evitar mais problemas sociais como os da Quinta da Fonte

O Fórum Português para a Prevenção e Segurança Urbana (FPPSU) vai fornecer às autarquias um guia com indicações para travar os guetos e outros dilemas sociais, informa a Lusa.

«Queremos ver se através desse guia podemos balizar as intervenções futuras nesta matéria, criando um conjunto de normas sobre como proceder para evitar situações que conduzam a problemas sociais explosivos», afirmou Guilherme Pinto, presidente do organismo e que é também presidente da Câmara de Matosinhos.

PUB

Considerando que «o desenho urbano é essencial à sensação de segurança dos cidadãos», o autarca reconheceu que «no passado foram cometidos alguns erros» que se poderão evitar seguindo as directrizes do guia, que será executado pelo arquitecto Bernardo Távora.

«Nunca podemos eliminar incidentes como o Bairro da Quinta da Fonte, em Loures. Mas podemos e dever contribuir para os evitar», declarou o presidente do FPPSU.

Autarquias vão trocar experiências

O autarca considera que as verbas dos programas de reabilitação urbana possam ser direccionadas para intervenções «cirúrgicas» em bairros onde já existem estes problemas: «Todas as autarquias têm complexos habitacionais que gostariam de transformar e, se houver fundos para isso, será mais rápido».

Um primeiro conjunto de ideias está pronto a ser discutido no seio do FPPSU até ao final ano, garantiu Guilherme Pinto. A aprovação do guia ocorrerá em 2009, ano em que também será disponibilizado a todas as autarquias.

O responsável do FPPSU anunciou também o lançamento de um portal para partilha de experiências autárquicas em matéria de segurança.

Este Fórum foi constituído precisamente em Loures, a 1 de Setembro de 2005, e integra a rede do Fórum Europeu para a Segurança Urbana. O seu objectivo é o levantamento, análise e estudo das situações urbanas em matéria de segurança, assim como a definição de estratégias de prevenção e actuação face aos actuais fenómenos da insegurança e violência urbanas.

PUB

Relacionados

Últimas