Já fez LIKE no TVI Notícias?

Gripe A: 400 alunos faltaram às aulas por estarem doentes

Relacionados

Não há casos graves nem internamentos hospitalares

ACTUALIZADA ÀS 20h37

As autoridades de saúde de Valença do Minho disseram que o surto de gripe A nas escolas do concelho levou a que cerca de 400 estudantes não fossem às aulas esta segunda-feira. Destes casos, há apenas 32 confirmados laboratorialmente. Contudo, a sintomatologia apresentada pelos alunos indica que maior parte está com gripe A.

PUB

Apesar do elevado número de infecções, não há nenhuma criança em estado considerado grave nem há casos de internamento hospitalar.

Gripe A: casos aumentaram 77% na Galiza

Em comunicado, a Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) adianta que o absentismo escolar se deve mais à «preocupação dos pais» do que «à doença em si».

Além dos casos registados em alunos, há ainda quatro professores com sintomas de gripe A.

Foi activado esta segunda-feira no concelho um plano de vacinação das grávidas de segundo e terceiro trimestre. Os profissionais do Centro de Saúde de Valença do Minho no distrito de Viana do Castelo também deverão ser vacinados. Os doentes crónicos de risco irão ser contactados neste sentido.

DGS admite maior incidência no Alto Minho

O director-geral de Saúde afirmou à TVI que «há múltiplos focos de contágio em diversos distritos, mas nada de preocupante».

«A situação é mais relevante, em termos da sua magnitude, no Alto Minho», disse.

Para Francisco George, «as escolas, nesta fase, não devem ser encerradas, porque não há benefício para interromper a transmissão da infecção de estudante para estudante, ou para professores e outros funcionários, uma vez que esses contactos já tiveram lugar».

PUB

Relacionados

Últimas