Já fez LIKE no TVI Notícias?

Gripe A pode matar 8700 portugueses

Relacionados

Este é o pior cenário possível. Gripe comum mata quase duas mil pessoas todos os anos

A gripe A pode matar até 8700 portugueses. O cálculo é feito pelos especialistas, no pior cenário possível: o vírus H1N1 pode afectar até 25 por cento da população, sendo que a taxa de mortalidade pode ir até 0,35 por cento.

Ministra da Saude: «Não tenho máscaras nem vou comprar Tamiflu»

PUB

«Tendo em conta as indicações internacionais, que dizem que o H1N1 pode afectar 25 por cento da população europeia, olhando para o nosso país e usando a taxa de letalidade do vírus da última gripe sazonal, chegamos aos 8700», explicou a epidemiologista Cristina Furtado ao DN.

No entanto, este não é um número passível de alarmismo, até porque a gripe A até tem sido mais benigna do que a gripe comum, que todos os anos mata, em Portugal, quase duas mil pessoas.

60 milhões de europeus vacinados

Ou seja, mesmo que 25 por cento (2,5 milhões) fique infectado, se a taxa for de 0,1 por cento, serão cerca de 2500 mortes, um número que ronda o da gripe sazonal.

«Sabemos que vamos ter mais casos de gripe este ano, porque é vírus novo e ninguém tem protecções contra ele. Logo, podemos ter mais mortos. Mas é preciso encarar estes números sem drama», disse a consultora do Ministério da Saúde, acrescentando que «como estamos em alerta para este novo vírus, a vigilância é maior, e é provável que haja mais pessoas a serem diagnosticadas e tratadas a tempo».

Caso a pandemia seja travada através das medidas do ministério, apenas cinco por cento dos portugueses podem ficar doentes. Com uma taxa de 0,1 por cento, isso significará 500 mortes.

PUB

Relacionados

Últimas