Já fez LIKE no TVI Notícias?

Gripe A já matou três pessoas este Inverno. Enfermeiros da Guarda sem vacina

Relacionados

A Direcção-Geral de Saúde continua a recomendar a vacinação a toda a população, em especial grupos de risco e profissionais de saúde que têm «responsabilidade acrescida»

Os 11 enfermeiros do Hospital Sousa Martins que se encontram com gripe A ficaram infectados porque não estavam vacinados.

Graça Freitas, a subdirectora-geral de Saúde, em declarações ao TVI24.pt, insiste na recomendação da vacina - que não é obrigatória - para grupos de risco e profissionais de saúde que «têm a responsabilidade acrescida de se vacinarem», e clarifica: «Se as pessoas se tivessem vacinado não estava esta situação que está, com o afastamento de um número de profissionais grande», porque em pessoas vacinadas o risco de contraírem a doença é, naturalmente, menor.

PUB

A Direcção-Geral de Saúde indica que foram registados quatro óbitos (três por vírus A e um por vírus do tipo B), apesar de «uma actividade gripal moderada».

Desde o início da época gripal 2010-2011 foram notificados 38 internamentos hospitalares por gripe, dos quais 33 por vírus A (H1N1), quatro por vírus B e um por A(H3N2). Foram ainda admitidos em cuidados intensivos 17 doentes, dos quais 13 ainda se encontram internados.

No hospital da Guarda já foram identificados este Inverno 27 casos de síndrome gripal em profissionais de saúde, na sua maioria enfermeiros não vacinados. Além dos 13 (11 enfermeiros e duas crianças) casos com confirmação laboratorial do H1N1 - Gripe A -, outros ainda aguardam resultados de análises para se saber qual o tipo de vírus que os infecta, o que significa que podem surgir novos casos. Todos estes profissionais estão afastados dos respectivos serviços.

Devido à gripe, o hospital tem necessidade de reestruturar os serviços dada a ausência de um número tão significativo de profissionais, o que tem provocado alguma perturbação no normal funcionamento.

PUB

Relacionados

Últimas