Já fez LIKE no TVI Notícias?

Chamas de Gouveia alastram a Manteigas

Relacionados

Incêndio, que continua a destruir floresta do parque natural, está a ser combatido por 329 operacionais, apoiados por 111 viaturas terrestres e seis meios aéreos

Já esta terça-feira, o comandante operacional nacional de operações de socorro da proteção civil, José Manuel Moura, apelou aos portugueses que tenham mais cuidado com o uso do fogo no verão, alertando que 90% dos incêndios são de origem humana. José Manuel Moura adiantou que “90 por cento dos incêndios são de origem humana, seja doloso ou por descuido”, sublinhando que muitos fogos “são por descuido”.

Mais de 300 operacionais, apoiados por 111 viaturas, combatem o incêndio que lavra no Parque Natural da Serra da Estrela, no concelho de Gouveia, desde o início da tarde de segunda-feira.

O fogo, que iniciou pelas 14:40 de segunda-feira na Senhora do Monte, na zona de Aldeias e Mangualde da Serra (concelho de Gouveia, na Guarda), tem agora, mais de 24 horas depois, duas frentes ativas - o fogo alastrou-se para o concelho de Manteigas, do outro lado da serra - e mobiliza 329 operacionais.

Como testemunhou a jornalista da TVI no local, Andreia Marques, o vento cruzado e os difíceis acessos estão a condicionar o trabalho dos operacionais que tentam controlar o fogo. Do lado de Manteigas, aliás, o combate às chamas só pode ser feito a pé, agora que os meios aéreos já não podem ajudar.

PUB

Durante o dia chegaram a estar no local seis meios aéreos: dois helicópteros e quatro aviões.

As chamas, que deflagraram em mato, alastram com “intensidade”, destruindo floresta em pleno Parque Natural da Serra da Estrela, numa área de acessos difíceis, circunstância que dificulta a intervenção dos bombeiros, explicou na noite de segunda-feira José Oliveira, segundo comandante operacional distrital da Guarda, que então comandava os trabalhos no terreno.

Encontra-se já dominado o fogo no concelho de  Arouca, Aveiro, que teve início na freguesia de Canelas e Espiunca, na segunda-feira, às 15:43, e que foi combatido por 222 operacionais, 69 meios terrestres e três aéreos.

Durante a madrugada e a manhã foram dominados os incêndios de Monção e Cerveira, que lavravam há três dias.    De acordo com o site da ANPC, estavam ativos, às 20:00, 13 fogos em Portugal continental. No total, desde as 00:00 desta terça-feira já foram registado 167 incêndios.  

PUB

"90% dos incêndios são de origem humana"

“Há todos os dias algumas dezenas, centenas de pessoas que, de forma negligente ou descuidada ou por dolo, que colocam fogo na nossa floresta. E isto é um trabalho de todos”, disse o comandante da Autoridade Nacional de Proteção Civil, em entrevista à agência Lusa.

PUB

Relacionados

Últimas