Já fez LIKE no TVI Notícias?

Gripe A: lares temem falta de pessoal

Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade Social admite recorrer a voluntários

A Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade Social (CNISS) concorda com as recomendações da Direcção-Geral da Saúde para os lares de idosos. No entanto, alerta que pode haver falta de pessoal, devido à gripe, avança a Lusa.

«As recomendações são globalmente satisfatórias e plausíveis muito embora tenhamos que ponderar a questão de assegurar trabalhadores para o caso de haver funcionários com a gripe e para manter em funcionamento as instituições», afirma o padre Lino Maia.

PUB

A CNISS sugeriu, como forma de colmatar a eventual falta de pessoas, às suas associadas que particularmente catalisem voluntários que terão acções de formação para o caso de ser necessário substituir funcionários temporariamente.

«As instituições de acolhimento e de idosos, que não podem fechar, têm de estar em funcionamento 24 horas por dia e por isso as instituições vão, particularmente, catalisar voluntários que podem assegurar transitoriamente os serviços. Os voluntários são a grande solução», explicou.

Segundo o padre Lino Maia, já houve vários contactos a nível distrital entre as instituições da CNISS e a DGS para a divulgação de informações sobre a gripe A.

«Não interessam os alarmismos até porque estou convencido de que as instituições de idosos não devem ser as mais afectadas, contudo interessa que seja divulgada todo o tipo de informação para prevenir», sustentou.

PUB

Últimas