Já fez LIKE no TVI Notícias?

Congresso: CDS «high tech»

Relacionados

Desabafos, confissões, tudo ao minuto. Adeptos do twitter, e não só, trouxeram a realidade virtual à política

As novas tecnologias tomaram conta da política e a Internet tornou-se um veículo para transmitir mensagens e não só. O 23º congresso do CDS, nas Caldas da Rainha, foi um bom exemplo disso. Além de ser transmitido ao minuto através do site Parlamento Global, foram vários os presentes que partilharam com os seus «seguidores» no twitter tudo o que estava a acontecer.

Mais do que uma rede social, o twitter cresceu e tornou-se num espaço de partilha de informação. Minutos depois de um Airbus amarar no rio Hudson, em Nova Iorque, já circulava no twitter uma imagem recolhida por um passageiro de um dos primeiros ferrys a chegar ao local. Só muito depois as televisões mostraram, ao longe, imagens do aparelho a boiar nas águas geladas.

PUB

Foi, aliás, este acidente aéreo que deu a Paula Varela, jornalista da Rádio Renascença a noção do papel que o twitter poderia ter na sua vida. Pouco tempo depois do avião estar no rio, a repórter reparou que através do twitter estava a ser actualizada, ao minuto, sobre tudo. Já tinha subscrito vários órgãos de comunicação social, «como a CNN e a BBC», e sabia mais depressa a informação que todos os seus colegas da redacção «que andavam de página em página, site em site, à procura das "últimas horas"».

Durante o congresso não resistiu em partilhar os acontecimentos, até porque muitos deputados e congressistas o estavam também a fazer. Permitia-lhe «perceber os sentimento dessas pessoas» em relação ao que se estava a passar e o que realmente pensavam. Sem perguntas de jornalistas, ali «as respostas são menos institucionais».

Deputado twitter

Pedro Mota Soares, que foi eleito porta-voz do CDS no congresso, é um adepto do twitter. Não resistiu a twittar durante o congresso. Através dos seus «comentários» percebemos, por exemplo, que gostou da intervenção de António Pires de Lima.

PUB

O deputado também tem por hábito twittar quando está na Assembleia da República e decorrem debates com José Sócrates. Ao Portugaldiário destacou a importância destas redes e a sua potencialidade. «É uma ferramenta fantástica, que nos permite saber uma quantidade de coisas que estão a acontecer naquele momento». É uma nova forma de informação.

Na sua opinião, a politica não pode fugir a esta nova realidade e destaca as eleições nos EUA. «Impressionou-me a forma como Barack Obama utilizou, como ninguém ainda o tinha feito, estas novas formas de comunicação. É o primeiro político do século XXI a fazê-lo».

O novo porta-voz do CDS-PP considera ainda, que a forma de comunicação dos partidos e de políticos é essencial. Por exemplo, se «Churchil, durante a segunda guerra mundial», não tivesse aderido à rádio não tinha conseguido os seus intentos, ou «se Kennedy não tivesse a televisão» as suas palavras, provavelmente, não teriam tido o impacto que tiveram. Este é «um mundo novo de comunicação e da forma como nos relacionamos com as pessoas». «É fascinante», confessa.

PUB

Parlamento global

Não será errado se escrevermos que a jornalista Anabela Neves, da SIC, é a grande impulsionadora do site Parlamento Global. Um espaço que permite ao comum cidadão saber e participar no que acontece, por exemplo, na Assembleia da República. Mas este congresso do CDS teve direito a uma emissão «ao minuto».

Os momentos mais descontraídos, por detrás dos bastidores, também foram revelados por fotografias que ia tirando aos seus colegas de profissão e aos «políticos» com quem se cruzavam.

O site nasceu em Abril de 2008 e o primeiro congresso a ter «emissão especial» foi o «do PCP em Dezembro». Seguiram-se depois dois debates com José Sócrates. «As audiências excederam as expectativas», confessa.

Para a jornalista não há como fugir, as novas tecnologias vieram para ficar e anda há espaço para evoluir.

PUB

Relacionados

Últimas