Já fez LIKE no TVI Notícias?

Quadro polémico: 1,5 milhões de cultura

«Deposição de Cristo no Túmulo», de Tiepolo pode ser visto a partir desta sexta-feira

O quadro mais caro de sempre adquirido pelo Estado português vai ser visto pelo público, pela primeira vez, esta sexta-feira, no Museu de Arte Antiga, em Lisboa. A obra de Giovanni Battista Tiepolo intitulada «Deposição de Cristo no Túmulo» foi adquirida em Novembro passado por ordem da ministra da Cultura, à época, Isabel Pires de Lima.

O quadro, também designado por «Enterro do Senhor», é uma pintura a óleo sobre tela realizada em Espanha entre 1769 e 1770. A aquisição da obra levantou alguma polémica dado o seu elevado valor. No entanto, o Paulo Rodrigues, director do Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA), explicou ao PortugalDiário que apesar da polémica «tudo está bem, quando acaba bem e neste caso acabou bem».

PUB

A obra é uma «mais valia internacional» que deve ser vista a «médio, longo prazo» como um «grande investimento que cumpre ao Estado fazer». «A aquisição é um enriquecimento da colecção, mas não é um enriquecimento material do Estado. É um enriquecimento, porque aquilo que o museu propõe aos seus visitantes é qualquer coisa que lhes vai abrir o universo. É um investimento importantíssimo ao nível da educação», explicou o responsável.

A abertura ao público do visionamento da obra insere-se no conjunto de três inaugurações de exposições que irão ocorrer este sábado, no âmbito da Noite dos Museus e do Dia Internacional dos Museus, que se celebra domingo, dia 18 de Maio.

As três exposições têm temas variados, uma foi criada pelo artista plástico Rui Sanches em ligação com obras da colecção do museu, outra é sobre a história do museu, e a terceira é sobre pintura estrangeira em miniatura.

PUB

Últimas