Já fez LIKE no TVI Notícias?

FNE propõe concurso de colocação extraordinária de professores

Proposta foi apresentada na reunião com a Ministra da Educação

A Federação Nacional de Educação (FNE) apresentou esta quinta-feira uma nova proposta ao Ministério da Educação para a realização de um concurso de colocação extraordinária de professores em 2011, em substituição daquele que a ministra Isabel Alçada anunciou que iria cancelar.

No final da reunião com a tutela, o secretário geral da FNE disse que a «estrutura sindical não concordava com a decisão de extinguir o concurso extraordinário em 2011», lembrando que se tratava de «uma medida incluída no acordo de princípios assinado entre sindicatos e ministério em Janeiro», de acordo com a Lusa.

PUB

João Dias da Silva lembrou a importância do concurso. De acordo com o dirigente da FNE este iria diminuir a «precariedade entre professores contratados e não contratados» e «eliminar os factores de injustiça que tinham impedido que os professores titulares em 2009 não tivessem podido concorrer, sendo ultrapassados por docentes que na altura não eram titulares».

A FNE deixou por isso uma nova proposta. «Propusemos um concurso extraordinário de mobilidade interna que faça com que os professores que eram titulares na altura possam concorrer a vagas e possam permutar os lugares que estejam interessados para responder a interesses particulares».

O secretário-geral da FNE acrescentou que pediu ao ministério que «respeite» o princípio da substituição de aposentados por novos professores, sugerindo o preenchimento daqueles lugares por «docentes que até agora têm estado na situação de contratados».

A ministra da Educação, Isabel Alçada, está a receber em Lisboa sindicatos do sector para debater medidas inscritas no Orçamento do Estado 2011 relativas à Educação.

PUB

Últimas