Já fez LIKE no TVI Notícias?

Daniela, um caso de sucesso

Relacionados

Obesidade: número de nutricionistas aumenta, mas ainda é insuficiente

Daniela, de 22 anos, conseguiu emagrecer 14 quilos em cerca de nove meses, através da consulta de nutrição disponibilizada pelo centro de saúde de Leça da Palmeira, em Matosinhos, noticia a Lusa.

«Apareceu em Maio de 2005 na consulta, mas não estava muito entusiasmada. A idade avançou e em Setembro de 2007 voltou mais convencida, tendo agora, nove meses depois, menos 14 quilos e um Índice de Massa Corporal (IMC) normal», referiu à Lusa a nutricionista Tânia Magalhães.

PUB

Daniela, que expressa felicidade e não quer emagrecer mais, aprendeu a gostar de vegetais, à excepção dos grelos, «que são muito maus», aprendeu a comer a horas certas e a ler os rótulos das embalagens, para verificar as percentagens de gordura e açúcar dos alimentos. «A Daniela é um caso de sucesso, mas nem sempre é assim», referiu a nutricionista, lamentando, por exemplo, o caso dos dois utentes que atendeu antes da adolescente, «que se portaram mal».

Tânia Magalhães fez um balanço «positivo» dos resultados obtidos na sua consulta, salientando, no entanto, que a obesidade é uma doença «crónica, ou seja, depois de instalada não tem cura, sendo necessário realizar um controlo (de peso) constante».

O centro de saúde Leça da Palmeira pertence à Unidade Local de Saúde (ULS) de Matosinhos, onde os utentes da consulta de nutrição são na sua maioria mulheres (60 por cento) e cuja maioria apresenta uma obesidade grau I, ou seja, mais do que um simples excesso de peso.

Mais nutricionistas

O número de nutricionistas nos centros de saúde aumentou face ao ano passado, contudo, é ainda insuficiente para parar o problema da obesidade, disse à Lusa a presidente da Associação Portuguesa de Nutricionistas (APN).

De acordo com uma recolha de dados efectuada pela APN este mês existem 75 nutricionistas a trabalhar nos centos de saúde de Portugal continental. A APN divulgou em Agosto do ano passado um estudo que revelava que existiam apenas 52 nutricionistas nos 356 centros de saúde de Portugal continental.

PUB

Relacionados

Últimas